Oportunidade

Pós-doutorado em Engenharia de Processos na Unicamp com bolsa da Fapesp

Redação/Assessoria Fapesp
13/04/2018 08:40
Visualizações: 1618

Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível no Projeto Temático “Da Fábrica Celular à Biorrefinaria Integrada Biodiesel-Bioetanol: uma Abordagem Sistêmica Aplicada a Problemas Complexos em Micro e Macroescalas”, conduzido na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. A inscrição deve ser feita até 16 de abril de 2018.

A oportunidade está vinculada ao Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) e o projeto é coordenado pelo professor Roberto de Campos Giordano.

Como parte de suas atividades, o bolsista de pós-doutorado realizará a simulação de processos integrados de produção de bioetanol 1G-2G em simulador Aspen Plus associado à análise técnico-econômica.

O projeto também abrange o estudo da purificação do glicerol residual da produção de biodiesel e a avaliação térmica desse composto. Além disso, o bolsista irá determinar parâmetros e analisar modelos de catálise heterogênea e biocatálise na produção de biodiesel.

Os candidatos devem ter título de doutor obtido há no máximo sete anos, no país ou no exterior. A vaga exige experiência em análise de dados de equilíbrio de fases (equilíbrio líquido-vapor, equilíbrio líquido-líquido-vapor e equilíbrio líquido-líquido) e modelos termodinâmicos, além de experiência comprovada em atividades como análises físico-químicas e instrumentais e em experimentos em escala laboratorial e/ou em planta piloto em processos de interesse do projeto (bioetanol, biodiesel e biocompostos).

Para se inscrever, o candidato deve enviar currículo para o e-mail pd.2016106368@gmail.com. O assunto do e-mail deve incluir o texto “PD – Process Engineering” com um arquivo anexado (pdf) de no máximo 2 MB.

A seleção será baseada no currículo dos candidatos contendo experiência comprovada nos tópicos requeridos por meio de publicações na área e no potencial de contribuição para a área do Projeto Temático. O candidato receberá um e-mail informando se ele foi indicado ou não para a bolsa de pós-doutorado.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/2013.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
Compliance
IBP debaterá compliance diante dos impactos geopolíticos...
13/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda pressionando os preços no...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
Biodiesel
ANP revisará regras para usos voluntários de biodiesel
10/07/26
ANP
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
10/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.