Evento

PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debater desafios da indústria de óleo e gás

Redação TN Petróleo/Assessoria PPSA
09/12/2025 08:33
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debater desafios da indústria de óleo e gás Imagem: Divulgação Visualizações: 1514

A PPSA promove nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, o Fórum Técnico 2025, um encontro inédito entre os CEOs das principais petroleiras que atuam no Brasil para debater o cenário atual e os desafios futuros da indústria de óleo e gás. O evento acontece no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro. 

O evento está dividido em dois blocos. A abertura fica a cargo do Diretor-Presidente da PPSA, Luis Fernando Paroli, e do Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Renato Dutra. Na sequência, a Diretora Técnica da PPSA, Tabita Loureiro, apresenta o estudo anual da empresa, com projeções de produção de petróleo e de gás natural dos contratos de partilha e da parcela da União para os próximos dez anos, além das estimativas de investimentos do setor e de arrecadação para os cofres públicos. Em seguida, o Superintendente de Comercialização, Guilherme França, faz o lançamento do 6º Leilão de Petróleo da União, que será realizado em 2026.

O segundo bloco é dedicado ao debate com CEOs. O primeiro painel, moderado pelo Diretor de Finanças e Comercialização da PPSA, Samir Awad, tem como tema "Geopolítica, Preços e Transição Energética: os desafios do futuro da indústria de óleo e gás". Participam do painel Shira Paulson, Country Manager da bp Brasil; Suhana Sidik, Country Head da Petronas Brasil; Cristiano Pinto da Costa, Presidente da Shell Brasil; Olivier Bahabanian, Diretor-Geral da TotalEnergies Brasil; e Angélica Laureano, Diretora Executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras.

Em seguida, o painel "Liderança global em águas brasileiras: o primeiro óleo de Bacalhau" apresenta a trajetória do início da produção do primeiro campo operado por uma empresa estrangeira no Brasil, sob a perspectiva dos CEOs das companhias que integram os consórcios. Com a mediação do Diretor de Gestão de Contratos da PPSA, Evamar Santos, o painel conta com a participação de Verônica Coelho, Presidente da Equinor Brasil; Alberto Ferrin, Presidente da ExxonMobil; Paula Pereira da Silva, Presidente da Galp; e Luis Fernando Paroli.

Confira a programação do evento:

8h – 8h30: Credenciamento

9h – 9h10: Boas-vindas – Luis Fernando Paroli (Diretor-Presidente da PPSA)

9h10 – 9h30: Palestra de Abertura – Renato Dutra (Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia)

9h30 – 10h: Apresentação do Estudo "Estimativas de resultados nos contratos de partilha de produção" – Tabita Loureiro (Diretora Técnica da PPSA)

10h – 10h20: Estratégias de comercialização das parcelas de petróleo e gás natural da União – Guilherme França (Superintendente de Comercialização de Petróleo da PPSA)

10h20 – 10h40: Coffee Break

10h40 – 11h30: Painel 1 – Geopolítica, Preços e Transição Energética: Os desafios do futuro da indústria de óleo e gás

Moderador: Samir Awad (Diretor de Comercialização da PPSA)

· Shira Paulson (Country Manager BP)

· Cristiano Pinto da Costa (Presidente da Shell Brasil)

· Suhana Sidik (Country Head da Petronas Brasil)

· Olivier Bahabanian (Diretor-Geral da Total Energies Brasil)

· Angélica Laureano (Diretora Executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras)

11h30 -12h30: Painel 2 – Liderança global em águas brasileiras: o primeiro óleo de bacalhau

Moderador: Evamar Santos, Diretor de Gestão de Contratos da PPSA

· Luis Fernando Paroli (Diretor-Presidente da PPSA)

· Paula Pereira da Silva (CEO Galp)

· Alberto Ferrin (CEO ExxonMobil)

· Verônica Coelho (CEO Equinor)

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.