Leilão

PPSA vai comercializar 75,5 milhões de barris de petróleo da União em leilão na B3

Pré-edital será publicado nesta quarta-feira para consulta pública.

PPSA
31/03/2025 22:29
PPSA vai comercializar 75,5 milhões de barris de petróleo da União em leilão na B3 Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1661

A PPSA (Pré-Sal Petróleo SA) vai comercializar 75,5 milhões de barris de petróleo da União no dia 26 de junho, na B3. O pré-edital com todas as informações do 5º Leilão de Petróleo da União será publicado na próxima quarta-feira, 2, no Diário Oficial e no site da PPSA, e ficará aberto para consulta pública até o dia 14 de abril. As cargas são referentes à produção da União, prevista para 2025 e 2026, nos campos de Mero, Búzios, Itapu, Sépia e Bacalhau. 

Este será o maior leilão em volume já realizado pela PPSA, o que segundo o Diretor de Administração, Finanças e Comercialização da empresa, Samir Awad, reflete o crescimento progressivo da produção da União. "Em 2024, vendemos 37,5 milhões de barris na B3, em um leilão muito disputado e de excelente retorno para a União. Estamos novamente confiantes no sucesso do próximo Leilão. Temos um portfólio de grande volume, o que oferece previsibilidade ao mercado, e ainda por cima de um óleo de excelente qualidade, descarbonizado e que tem atraído o interesse do mercado internacional. Também estamos ofertando ao mercado pela primeira vez o óleo do campo de Bacalhau, que iniciará a produção nos próximos meses", disse Awad. 

O leilão será dividido em oito lotes, com destaque para a produção do campo de Mero, que responde por mais de 70% do volume total. Serão quatro lotes de Mero (três deles com quantidades estimadas de 13 milhões de barris e um de 15,5 milhões de barris), um de Búzios (3,5 milhões de barris), um de Itapu (7 milhões de barris), um de Sépia (6,5 milhões de barris) e um de Bacalhau (4 milhões de barris).

Poderão participar do leilão empresas brasileiras de exploração e produção (E&P) ou de refino e empresas brasileiras ou estrangeiras que façam parte de grupo econômico do qual participe empresa de E&P ou de refino. As empresas podem participar individualmente ou em consórcio de até três integrantes. Empresas estrangeiras não poderão participar do leilão como proponente individual. Como o óleo da União é comercializado na plataforma, todos os proponentes deverão contar com capacidade logística para retirar a carga.

As manifestações ao pré-edital devem ser enviadas para a Comissão do Leilão pelo e-mail leilao5@ppsa.gov.br. Todas as contribuições, acatadas ou não, serão disponibilizadas no site da PPSA até o dia 29 de abril.

O edital final será divulgado até 16 de maio.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Santos
PPSA adia leilão de petróleo da União de Bacalhau para o...
03/12/25
Biocombustíveis
Porto do Açu e Van Oord anunciam primeira dragagem com b...
02/12/25
Certificação
TKMS Estaleiro Brasil Sul é reconhecida com a certificaç...
02/12/25
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
Logística
Base da Atem em Santarém obtém ISPS Code e eleva nível d...
26/11/25
Resultado
Portos públicos do Sul crescem 14% no 3º trimestre e lid...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy se consolida como hub energétic...
24/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Investimentos
Portos ganham sistema que amplia segurança da navegação,...
17/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Resultado
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta ...
14/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Parceria
Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec apresentam primeiro...
11/11/25
Mão de Obra
Novo Centro de Ensino Portuário do OGMO impulsiona quali...
10/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.