Estaleiros

Prazo inviabiliza estaleiro, dizem IAB e Semace

IAB-CE e Semace informam que não há tempo hábil para apresentar a licença prévia ambiental do estaleiro até o próximo dia 30 de junho. A Transpetro reafirma que esse é o prazo para apresentar o documento de posse do terreno e o licenciamento.

O Povo (CE)
21/05/2010 07:18
Visualizações: 1163

IAB-CE e Semace informam que não há tempo hábil para apresentar a licença prévia ambiental do estaleiro até o próximo dia 30 de junho. A Transpetro reafirma que esse é o prazo para apresentar o documento de posse do terreno e o licenciamento.

 

 

 

  Mesmo que a praia do Pirambu e áreas livres no entorno do Poço da Draga sejam escolhidas para instalação do estaleiro Promar Ceará, até a próxima semana, não haverá mais tempo hábil para apresentar a documentação que garantirá a construção do empreendimento no Ceará. Esse é o entendimento do presidente Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE), Odilo Almeida Filho, e do procurador jurídico da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Márcio Benício. Para os dois não é possível conseguir a licença prévia ambiental para uma planta industrial desse porte em menos de dois meses. Só a audiência pública obrigatória para discussão do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) precisa ser marcada com 45 dias de antecedência.

 

 

A Transpetro reafirmou, ontem, que termina em 30 de junho o prazo para o estaleiro Promar Ceará informar o terreno escolhido e entregar a documentação necessária - posse do terreno e licenciamento ambiental prévio - para a assinatura do contrato de construção dos oito navios gaseiros. No último dia 6 de maio o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, já havia declarado, em entrevista coletiva em Recife (PE), que o dia 30 de junho era o prazo que ele estabeleceu para esgotar a hipótese do Estado do Ceará.

 

 

O engenheiro civil e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Joaquim Bento Cavalcante Filho, admitiu que os estudos de impacto poderiam ser apresentados à Semace em até 30 dias. Mas só se já existirem todos os dados ambientais da área - de ondas, marés, correntes marinhas, ventos e levantamento das profundidades (batimetria). Adianta que se eles não existirem será preciso, no mínimo, dois meses para realizar esse trabalho. O procurador da Semace disse que o órgão tem dados gerais da costa cearense como um todo, mas que para um empreendimento específico é preciso o estudo de EIA/Rima para saber os impactos.

 

 

O IAB-CE divulgou nota ontem reafirmando ``sua posição em considerar inadequada a implantação de um estaleiro naval na orla marítima do Município de Fortaleza, uma vez que a implantação desse tipo de equipamento adequa-se mais a áreas não-urbanas``. O presidente Odilo Filho disse que estranha que a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado defendam a construção na área urbana onde a legislação não permite. Ele cita que além do atual Plano Diretor Participativo não prever a implantação de equipamento desse gênero no litoral de nossa cidade, a própria política de desenvolvimento industrial do Estado do Ceará, há mais de 20 anos, criou o Complexo Industrial e Portuário do Pecém para dar suporte a esse tipo de indústria. PROJETO

 

- Se o prazo de 30 de junho não for cumprido, além de nova localização, um dos outros dois estaleiros do Rio de Janeiro - Ilha S/A (Eisa) e Mauá, que disputaram a licitação juntamente com o Promar, podem ser chamados a construir os oito gaseiros previstos, até agora, para o Promar

 

 

- O presidente da Transpetro informou em maio que tem três estaleiros disputando a construção e que qualquer estado brasileiro tem condição de assumir a licitação

 

 

- Em nota o IAB-CE, destaca que as decisões políticas de ocupação territorial tomadas agora irão repercutir sobre as gerações futuras e irão moldar e direcionar o tipo de desenvolvimento e de cidade que ter, e defende a importância da participação da sociedade civil nesse debate

 

 

- A nota do IAB-CE destaca ainda que a vocação da área central de Fortaleza é historicamente ligada ao comércio de alcance regional, à cultura e ao turismo

 

 

Fonte: O Povo (CE)  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
Diesel
Vibra lança o Supera Plus, o único diesel premium desenv...
19/08/26
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.