Premiação

Prêmio FIEB: Acelen é uma das empresas vencedoras

Projetos de Eficiência Energética e Acelen Acender são premiados em suas modalidades

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/12/2023 12:10
Prêmio FIEB: Acelen é uma das empresas vencedoras Imagem: Divulgação Sistema FIEB Visualizações: 2564

Na foto: João Farah e Admar Bueno, representantes da Acelen, recebem prêmio de Eficiência Energética, primeiro lugar, de Carlos Cohim da FIEB Bahia

O Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável reconhece ações socioambientais e de governança de empresas e entidades, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acordados no Pacto Global. Em sua 14ª edição, a Acelen, empresa de energia, proprietária da Refinaria Mataripe, ganha em primeiro lugar com o projeto de Eficiência Energética, na modalidade Tecnologias Sustentáveis/ESG e, em segundo lugar, na categoria Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental, com o Acelen Acender. As empresas premiadas foram anunciadas, no início destes mês (06/12).

 A Acelen tem como propósito evoluir o novo cenário brasileiro de energia, atuando com excelência e inovando com foco em um mundo mais sustentável. Para o vice-presidente de Relações Institucionais, de Comunicação e ESG da Acelen, Marcelo Lyra, "o prêmio FIEB Bahia é muito importante, pois reconhece e dá visibilidade aos projetos que contribuem com o desenvolvimento sustentável e que impactam positivamente no meio ambiente e na vida das pessoas".

Projeto Eficiência Energética da Acelen, vencedor na modalidade Tecnologias Sustentáveis/ESG, maximiza a competitividade e reduz emissões de CO2 na Refinaria de Mataripe, a segunda maior do Brasil. Com o projeto, foi possível alcançar excelentes resultados em eficiência energética e redução de emissões de CO2. Houve redução de 7% no consumo de energia na refinaria em comparação a 2021. Além disso, houve uma redução de 273 mil toneladas de CO2 no primeiro ano de gestão, o equivalente a plantar 22 mil hectares de árvores ou 1.200 estádios do tamanho do Maracanã.

Na foto: Priscila Medeiros e João Farah, representantes da Acelen, recebem prêmio de gestão sustentável e reponsabilidade social de Aline Cesne da FIEB Bahia

Na modalidade Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental, o prêmio FIEB Bahia foi para o Acelen Acender: os desafios do primeiro centro de excelência em educação do país no mercado de refino privado, unindo gerações e fomentando o desenvolvimento local. Pioneiro na formação de profissionais da operação de refino na indústria privada do país, disponibiliza mais de 184 Treinamentos EAD para o público interno e materiais didáticos para 10 cursos distintos da formação de operadores, totalizando mais de 60 módulos específicos para cada unidade e mais de 4.000 horas de treinamentos. Por meio do projeto, a Acelen conseguiu oferecer formação de qualidade para mais de 500 pessoas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Comunicação e Inclusão
Com mais idosos na internet, pesquisa da USP cria diretr...
13/07/26
Comunicação Case
Boiron transforma mães em embaixadoras e aposta em comun...
13/07/26
Cultura
Por que festas nordestinas exigem leitura cultural antes...
10/07/26
Comunicação Case
Essa empresa transformou a marca em uma viagem e levou p...
08/07/26
Energia Elétrica
Thymos Energia avalia Leilão de Transmissão da Aneel
06/07/26
Combustíveis
Os indicadores semanais do CEPEA/ESALQ mostram comportam...
06/07/26
Comunicação Case
Campanha que ajudou a impulsionar criação da maior área ...
06/07/26
Combustível
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Comunicação
De ESG à cultura organizacional: podcast discute o futur...
03/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Bioenergia
Araçatuba (SP) recebe o 19º Congresso Nacional da Bioene...
01/07/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.