Redação TN Petróleo/Assessoria
A EnP Energy Platform, através da sua subsidiária EnP Ecossistemas Energéticos Holding S.A., anuncia a aquisição da participação da Petro-Victory Energy Ltda (PVE), correspondente a 50% de 5 blocos exploratórios terrestres na Bacia do Espírito Santo: ES-T-354, 373, 441, 477 e 487, cuja cessão encontra-se em processo de aprovação pela ANP. Estes blocos foram adquiridos na 14ª Rodada de Licitações da ANP, realizada em 2018, e são operados pela Imetame Energia que detém os demais 50% de participação no consórcio.
Em abril, foi comunicada pelo operador Imetame Energia a descoberta de petróleo no poço exploratório 1-VID-1-ES (VIDA), localizado no bloco ES-T-487. O Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) foi submetido em setembro à apreciação da ANP e, após sua aprovação, será realizado teste para avaliação do poço descobridor, passo importante para a declaração de comercialidade da área.
Também está prevista a perfuração de um poço no prospecto Sintonia, localizado no bloco ES-T-441, ainda em 2020. Outros poços estão previstos para os outros 3 blocos, com expectativa de perfuração a partir de 2021.
Campos de Óleo Leve e Infraestrutura de Gás e Petróleo
A EnP informa ainda que adquiriu 50% da SPE Imetame Energia Lagoa Parda, que opera os campos de Lagoa Parda, Lagoa Parda Norte e Lagoa Piabanha e uma infraestrutura que inclui uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) com capacidade de 1,25 milhão de metros cúbicos diários e uma Estação de Tratamento de Líquidos com capacidade de 25 mil barris diários.
Essa aquisição ocorreu pelo mesmo montante proporcional pago pela referida SPE a Petrobras no processo de desinvestimento concluído em 30 de setembro deste ano.
A Imetame e a EnP, uma vez obtida a aprovação dos órgãos competentes, trabalharão conjuntamente para realizar o programa de trabalho que inclui a reativação de 29 poços no Polo Lagoa Parda, com objetivo de aumentar a produção para 700 barris/dia de óleo, reativar a UPGN de Lagoa Parda e desenvolver a descoberta realizada e outras em potencial.
Com a sua estreia na aquisição de ativos de petróleo e gás, a EnP demonstra sua crença na atratividade da exploração e produção terrestre no Brasil, o que será reforçado por outros negócios, incluindo a participação no 2º Ciclo de Oferta Permanente da ANP.
Fale Conosco