ANP

Primeira edição do NAVE: resultado preliminar será divulgado até 17/4

Startups selecionadas serão conhecidas em maio deste ano.

Assessoria ANP
02/04/2025 01:55
Primeira edição do NAVE: resultado preliminar será divulgado até 17/4 Imagem: Divulgação ANP Visualizações: 1832

A ANP alterou para até 17/4 a divulgação do resultado preliminar da primeira edição do NAVE, Programa ANP de Empreendedorismo, que é voltado para startups. O prazo para interposição de recursos é de 20 dias corridos após a divulgação do resultado preliminar. O resultado final será publicado em maio de 2025.

Para esta primeira edição do programa, foram validadas 262 do total de 331 inscrições, de 215 empresas localizadas em 18 estados, nas cinco regiões brasileiras. Ao todo, 85% dos desafios – 57 dos 67 previstos – receberam propostas.

Primeira edição do NAVE em números:

- 262 inscrições válidas, 85% dos desafios (57 de 67) com propostas válidas;

- 215 empresas inscritas, localizadas em 18 estados, nas cinco regiões brasileiras;

- O macrotema "M3 - Tecnologias em transformação digital" registrou o maior número de inscrições válidas (104), seguido do macrotema "M2 - Tecnologias para segurança energética, armazenamento de energia e fontes alternativas" (53).

Saiba mais sobre o NAVE ANP - Os recursos para o desenvolvimento do programa são aportados por empresas de energia, atendendo à cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) existente nos contratos para exploração e produção de petróleo e/ou gás natural no Brasil. A cláusula prevê a aplicação, em PD&I, de percentual da receita bruta de campos com grande produção de petróleo e/ou gás natural, segundo condições específicas de cada modalidade de contrato.

O NAVE tem como objetivos: fomentar startups e novos modelos de negócios, estimular o empreendedorismo, promover a inovação para desafios comuns do setor de energia, incentivar empresas da cadeia fornecedora, desenvolver tecnologia em temas prioritários e induzir a cooperação entre ICTs e startups.

As oito empresas de energia participantes da primeira edição do NAVE são: Petrogal Brasil, TotalEnergies, China National Petroleum Corporation (CNPC), Shell, ExxonMobil, Equinor, Repsol Sinopec e Petrobras.

O NAVE está previsto como um programa de empreendedorismo na Resolução ANP nº 918/2023. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) é o gestor administrativo e financeiro do programa.

Saiba mais sobre o programa: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/tecnologia-meio-ambiente/nave-1

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23