Redação TN Petróleo/Assessoria
O Vitória PetroShow 2024 iniciou com grande sucesso, reunindo cerca de 1000 participantes em um ambiente de discussões enriquecedoras e promissoras para a indústria de óleo e gás no Espírito Santo. O primeiro dia foi marcado por eventos de destaque e apresentações que trouxeram insights cruciais para o setor.
Durante a manhã, uma reunião paralela da Comissão Especial de Petróleo, Gás e Energia da Assembleia Legislativa do Espírito Santo trouxe à tona o papel vital do setor para o desenvolvimento econômico do estado. Marcelo Saintive, diretor do Bandes, destacou o compromisso do banco em apoiar iniciativas relacionadas ao petróleo e gás, incluindo investimentos no descomissionamento de plataformas, estimado em R$ 2,45 bilhões entre 2022 e 2026.
A cerimônia de abertura, que ocorreu às 14h, foi prestigiada com a presença de diversas autoridades do setor, incluindo Rodolfo Saboia, Diretor-Geral da ANP; Euripedes Pedrinha, Diretor-técnico do SEBRAE ES; Marcio Felix, presidente da ABPIP; e o Deputado Estadual Alexandre Xambinho, presidente da Comissão Especial de Petróleo, Gás e Energia. O ponto alto foi a participação de Rodolfo Saboia, Diretor-Geral da ANP, cujo discurso enfatizou a importância do evento para o estado e ressaltou o potencial de crescimento da produção de petróleo no estado e os benefícios econômicos associados aos investimentos no setor.
“A estimativa da ANP é de crescimento significativo da produção nos próximos anos, tanto pela entrada de plataformas já contratadas, quanto pela conclusão dos planos de avaliação de descoberta e dos períodos de exploração dos blocos concedidos nos últimos anos. Há também a perspectiva de inclusão na oferta permanente de outros 36 blocos exploratórios de seis áreas de acumulação marginal a depender apenas da aprovação ambiental para que isso aconteça.” destacou Saboia.
Plenária PetroSul
A conferência sobre as perspectivas do setor de óleo e gás no Espírito Santo atraiu grande interesse e participação. Os especialistas Pablo Lira, Diretor-Presidente do IJSN; Marina Abelha, Superintendente da ANP; Márcio Felix, Presidente da ABPIP; Heloísa Borges, Diretora da EPE e Marília Silva, Economista Chefe da FINDES compartilharam análises sobre os desafios e oportunidades enfrentados pela indústria na região.
Marília Silva, Economista Chefe da FINDES, apresentou dados sobre o impacto econômico do setor no Espírito Santo. Segundo o IAE-Findes, o setor representa 25,5% do valor adicionado na indústria estadual, com 565 empresas atuando na cadeia produtiva e royalties totalizando R$ 1,5 bilhão em 2023.
O workshop dedicado à Oferta Permanente da ANP foi um momento de análise e discussão sobre as oportunidades e desafios na exploração de blocos exploratórios. Marina Abelha, Superintendente da ANP, Thiago Campos, Coordenador de Rodadas na ANP, e Hugo Saad, Especialista em Regulação na ANP, exploraram as nuances dos diferentes cenários exploratórios e de produção, destacando a importância de abordagens específicas para cada contexto. Além disso, foram discutidos os desafios enfrentados pelos diversos atores da indústria e as medidas necessárias para promover um desenvolvimento sustentável do setor.
Arena Imetame ESG
As apresentações permearam o tema Governança no setor de O&G no ES, tendo como facilitador o Guga Cruz, Diretor da AC Consultoria e participação de Sérgio Fantini, Gerente de Sustentabilidade da Imetame; Aline Lobo e Carlinho Santos, Gestores dos Polos SEBRAE Onshore e Offshore; Juan Alves, Diretor do IntegrES e VP da Seacrest e Edmar Camata, Secretário de Estado de Controle.
Arena 3R de Inovação
Tendo como facilitador o Antonio Batista da Vita Digital, foram abordados temas como tecnologia e inovação no setor pela Perbras; e insights valiosos sobre os desafios e oportunidades enfrentados na gestão da tecnologia, transformação digital e cibersegurança com palestras do Gerente de TI, Henrique Kronemberger, e da Analista de TI, Giovanna Calixto, da 3R Petroleum; e da Fabíola Forza, Gerente de Transformação Digital da Seacrest.
Petro Supply Meeting
O Sebrae/ES, por meio dos polos de excelência Onshore e Offshore, realiza o PetroSupply Meeting durante o Vitória PetroShow. Com 12 empresas compradoras, 102 fornecedores inscritos e 25 mesas de reunião, são esperadas aproximadamente 367 negociações ao longo do evento.
"Acreditamos que o Vitória PetroShow é uma plataforma crucial para impulsionar o diálogo e a colaboração em nossa indústria", afirmou Nicolás Honorato, Diretor da Austral e um dos realizadores do evento. "O sucesso do primeiro dia reflete o compromisso de todos os envolvidos em promover um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento do setor de óleo e gás no Espírito Santo."
O evento continua atraindo profissionais, empresários e líderes do setor, promovendo o compartilhamento de conhecimento, networking e oportunidades de negócios. Com uma programação diversificada e palestrantes renomados, o Vitória PetroShow está preparado para se firmar como um evento importante na agenda da indústria de óleo e gás.
Para mais informações sobre o evento e detalhes sobre os próximos dias, visite o site oficial em www.vitoriapetroshow.com.br
Serviço:
Vitória PetroShow 2024
Data: 02 a 04 de abril de 2024
Local: Centro de Convenções de Vitória
Horário da Cerimônia de Abertura: 14h
Realização: ACESPETRO, SEE-Sociedade Espírito-santense de Engenheiros, Austral Energy Consulting;
Apoio Institucional: SEBRAE, Polo SEBRAE Onshore, Polo SEBRAE Offshore, IJSN, ADERES, Governo Do Estado Do Espírito Santo, ANP, ABPIP, IBP, FGV Energia, Findes, Fórum Capixaba de Petróleo Gás e Energia, Espírito Santo Convention;
Patrocinadores: CONFEA; CREA-ES, MUTUA-ES, N2 Offshore, Mandacaru, Seacrest Petróleo, ETEP, Perbras, Petrol, Petrolinked, SLB, Grupo Vertical, CRT-ES, Wams, B&S Oil Tools, Gavea Logistica, MRM, JS, Ambipar Group, 3R Petroleum, Imetame Energia, Copastur, Vallourec, Ambify;
Contato Comunicação: Mariana Madeira | 71 99614 3550 | vitoriapetroshow@vitoriapetroshow.com.br
Fale Conosco