E&P

Primeiros testes em Manati indicam grande potencial

Os dois primeiros poços perfurados apresentaram vazão conjunta de 1,8 milhão de m³ de gás natural e 60 m³ de condensado de petróleo por dia. O campo deverá começar a produzir em setembro.

Redação
08/08/2006 00:00
Visualizações: 1496

Os dois primeiros poços perfurados pela Petrobras e parceiros no campo de Manati, na Bacia de Camamu, no Sul da Bahia, apresentaram juntos vazão de, aproximadamente, 1 milhão e 800 mil m³ de gás natural e 60 m³ de condensado de petróleo por dia. Os primeiros testes de produção, concluídos esta semana, confirmam o grande potencial dos reservatórios da Formação Sergi, onde o campo está localizado. O projeto é operado pela Petrobras em  consórcio com as empresas Queiroz Galvão e Rio das Contas (do grupo Norse Energy, da Noruega).

O campo de Manati deverá começar a produzir em setembro. Os dois  primeiros poços contribuirão, de início, com cerca de 2 milhões de m³ de gás por dia, podendo chegar à capacidade máxima de 3 milhões. O Projeto Manati prevê a perfuração de sete poços, ao todo, e deverá produzir cerca de 6  milhões de m³/dia de gás  natural a partir do início de 2007, contribuindo decisivamente  para a consolidação do mercado de gás do Nordeste brasileiro.

Para que o campo de Manati entre em operação, estão sendo  instalados uma plataforma fixa de produção em águas rasas, 125  quilômetros de gasodutos e uma estação de tratamento de gás no município de São Francisco do Conde (BA). As obras estão em  fase final de construção.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
Macaé
Foresea participa do WSOP 2026 e reforça que segurança é...
11/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.