EPE

Problemas do leilão de energia A-3 não continuarão no A-5

Agência Reuters
12/03/2012 19:32
Visualizações: 510 (0) (0) (0) (0)
O adiamento do leilão de energia para entrega em 2015 (A-3), causado pela baixa demanda apresentada pelas distribuidoras, não deve se repetir com o leilão A-5 (com entrega em 2017), disse nesta segunda-feira (12) o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

O próximo leilão A-5 está marcado para 26 de abril. Já o A-3 foi adiado na semana passada de 22 de março para 28 de junho, para que as distribuidoras - compradoras na licitação - possam reavaliar suas expectativas de demanda.

Segundo Tolmasquim, o leilão A-5 não deverá enfrentar o mesmo problema de baixa demanda porque ainda não houve ofertas de contratos de energia para 2017.

"Para 2017 é uma demanda nova. Já no caso de 2015, houve anteriormente um leilão de venda de energia", disse, referindo-se ao leilão A-5 de 2010, que atendeu ao consumo declarado para 2015.

Tolmasquim lembrou que o leilão A-3 é feito para completar a demanda que o leilão A-5 não cobriu dois anos antes. No caso de 2015, porém, não está havendo, por enquanto, essa diferença.

Além da demanda menor, Tolmasquim lembrou que 2015 terá um importante aumento da oferta, com a entrada em operação, no sistema, de diversas turbinas das usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira (RO), e de Belo Monte, no rio Xingu (PA).

Tolmasquim falou com jornalistas ao chegar à sede do Ministério de Minas e Energia para participar de reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23