Mercado

Problemas sociais e ambientais impedem internacionalização do etanol, diz pesquisador

A transformação do etanol em uma commodity de mercado internacional, assim como o petróleo, depende de uma mudança significativa no seu modo de produção. A afirmação é do pesquisador Ricardo Abramovay, professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP).

Agência Brasil
04/05/2009 10:10
Visualizações: 744

A transformação do etanol em uma commodity de mercado internacional, assim como o petróleo, depende de uma mudança significativa no seu modo de produção. A afirmação é do pesquisador Ricardo Abramovay, professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP).

 

Segundo ele, problemas sociais e ambientais causados pelo produção do álcool diminuem o incentivo à expansão das lavouras de cana-de-açúcar pelo mundo e, conseqüentemente, atrasam a criação de um mercado global do etanol. “A expansão do etanol depende da disseminação de um método produção que não desejável”, afirmou Abramovay, em entrevista à Agência Brasil.

 

Organizador do livro Biocombustíveis – A energia da controvérsia, o pesquisador ressaltou que, apesar dos benefícios ambientais trazidos pelo uso do etanol como combustível, grande parte do álcool brasileiro é produzido em latifúndios, utilizando-se de mão-de-obra precária e de queimadas durante a época de colheitas.

 

Além disso, conforme destaca o último relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT), entre os trabalhadores envolvidos em denúncias de escravidão 36% estavam nas lavouras de cana-de-açúcar.

 

Para Abramovay, enquanto não for comprovado que é possível produzir etanol de forma mais sustentável, o mercado do produto não vai deslanchar. “O mundo não vai abandonar o petróleo para adotar um produto que só é exportado pelo Brasil e pelos Estados Unidos. E o fato é que o etanol não será produzido em vários países enquanto mantiver esse modo produção.”

 

Para o professor, a única alternativa de internacionalização do etanol é conjugar a sua produção com a geração de renda da população pobre que vive em áreas rurais, o que não acontece atualmente no Brasil. Abramovay acredita que só quando pequenos agricultores enxergarem no etanol uma forma de ganhar dinheiro é que o produto vai se tornar global.

 

No entanto, ele afirma que promover esta mudança não é impossível. Em alguns países, a cana já é cultivada de forma mais sustentável. "A Índia é a maior produtora de cana-de-açúcar do mundo e lá a cana é produto de agricultura familiar.” 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
31/08/26
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
ANP
Gás natural: prorrogado até 14/9 o prazo da consulta púb...
28/08/26
Pessoas
Supergasbras anuncia mudanças na liderança executiva
28/08/26
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.