ANP

Produção brasileira de petróleo em março cresce 2,8% em relação a fevereiro

Redação/Assessoria ANP
03/05/2019 15:13
Visualizações: 1251

Em março de 2019, a produção de petróleo e gás no Brasil cresceu em comparação tanto com o mês anterior quanto com o mesmo mês em 2018. Ambas totalizaram 3,261 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

A produção de petróleo no período foi de 2,56 milhões de barris por dia (bbl/d), um aumento de 2,8% em relação ao mês anterior e de 0,1%, se comparada com o mesmo mês em 2018. Já a produção de gás natural foi de 111 milhões m³/d, crescendo 1,2% em comparação ao mês anterior e 4,2 % em relação ao mesmo mês em 2018.

Os dados de produção de março estão disponíveis na página do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural (http://www.anp.gov.br/publicacoes/boletins-anp/2395-boletim-mensal-da-producao-de-petroleo-e-gas-natural )

Pré-sal

A produção do pré-sal em março totalizou 1,936 milhão de boe/d, um crescimento de 6% em relação ao mês anterior e de 11% se comparada ao mesmo mês de 2018.

Foram produzidos 1,542 milhão de barris de petróleo por dia e 62,7 milhões de metros cúbicos diários de gás natural por meio de 91 poços. A participação do pré-sal na produção total nacional em março foi de 59,4%.

Os poços do pré-sal são aqueles cuja produção é realizada no horizonte geológico denominado pré-sal, em campos localizados na área definida no inciso IV do caput do artigo 2º da Lei nº 12.351/2010.

Aproveitamento do gás natural

O aproveitamento de gás natural no Brasil no mês de março alcançou 94,7% do volume total produzido. Foram disponibilizados ao mercado 57,1 milhões de metros cúbicos por dia.

A queima de gás totalizou 5,9 milhões de metros cúbicos por dia, um aumento de 15% se comparada ao mês anterior e de 76,9% em relação ao mesmo mês em 2018.

As principais justificativas para o aumento na queima de gás neste mês são os inícios dos comissionamentos das plataformas FPSO P-76 e P-77, ambas localizadas no campo de Búzios.

Campos produtores

O campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural. Produziu, em média, 909 mil bbl/d de petróleo e 38 milhões de m3/d de gás natural. Os campos marítimos produziram 95,7% do petróleo e 82,4% do gás natural. A produção ocorreu em 7.254 poços, sendo 684 marítimos e 6.570 terrestres.

Os campos operados pela Petrobras produziram 94,9% do petróleo e gás natural.

Estreito, na Bacia Potiguar, teve o maior número de poços produtores: 1.125. Marlim Sul, na Bacia de Campos, foi o campo marítimo com maior número de poços produtores: 66.

A Plataforma FPSO Cidade de Maricá, produzindo no campo de Lula por meio de seis poços a ela interligados, produziu 150 mil barris diários e foi a instalação com maior produção de petróleo. A instalação Polo Arara, produzindo nos campos de Arara Azul, Araracanga, Carapanaúba, Cupiúba, Rio Urucu e Sudoeste Urucu, por meio de 38 poços a ela interligados, produziu 9 milhões de m3/d e foi a instalação com maior produção de gás natural.

Outras informações

Em março de 2019, 308 áreas concedidas, duas áreas de cessão onerosa e cinco de partilha, operadas por 32 empresas, foram responsáveis pela produção nacional. Destas, 79 são marítimas e 236 terrestres. Do total das áreas produtoras, 12 são relativas a contratos de áreas contendo acumulações marginais.

O grau API médio foi de 27,6, sendo 39,7% da produção considerada óleo leve (>=31°API), 48,9% óleo médio (>=22 API e <31 API) e 11,4% óleo pesado (<22 API).

As bacias maduras terrestres (campos/testes de longa duração das bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas) produziram 110,5 mil boe/d, sendo 85,9 mil bbl/d de petróleo e 3,9 milhões de m3/d de gás natural. Desse total, 103 mil barris de óleo equivalente por dia foram produzidos pela Petrobras e 7,5 mil boe/d por concessões não operadas pela Petrobras, sendo 352 boe/d em Alagoas, 4.203 boe/d na Bahia, 21 boe/d no Espírito Santo, 2.712 boe/d no Rio Grande do Norte e 186 boe/d em Sergipe.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23