Mercado

Produção de máquinas já esboça reação

Folha de S.Paulo
04/08/2009 03:51
Visualizações: 793

O setor de bens de capital, um dos mais atingidos pela crise, começa a dar sinais de reação. Em junho, o faturamento da indústria de máquinas e equipamentos chegou a R$ 5,57 bilhões, alta de 10,6% em relação a maio.

 


Embora as quedas ainda sejam expressivas em relação ao ano passado -17,2% ante junho de 2008 e 19,4% na comparação semestral-, o setor mostra uma tendência de melhora, disse ontem o presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Luiz Aubert Neto.

 

A Abimaq já trabalha com um cenário de 14% de queda na receita do setor neste ano, uma sensível melhora em relação à projeção mais pessimista, de 24% de decréscimo. “O ânimo dos empresários já está bem melhor”, disse Aubert.

 

O alento veio especialmente das medidas anunciadas pelo governo no final de junho, em particular as linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) subsidiadas pelo governo para a compra de máquinas.

 

Com a medida, a taxa de juros baixou para 4,5% e o prazo de financiamento pode chegar a dez anos, com dois de carência. O benefício vale até o final deste ano.

 

“Isso vai permitir uma movimentação maior na produção do nosso setor”, afirmou. Aubert. Segundo ele, porém, uma melhor avaliação sobre a eficácia das medidas do governo só poderá ser feita dentro de um ou dois meses. Ele ressalta que ainda há o risco de o benefício não chegar na ponta.

 

“Depende muito de como o setor financeiro, que age como intermediário, vai operar essa linha de financiamento.” A Abimaq vai orientar seus associados a procurarem os bancos estatais para contratar seu financiamento.

 

Mesmo com a ajuda do governo, Aubert argumenta que, para se reerguer, o setor de máquinas e equipamentos precisa de ações de desoneração de investimentos, taxas de juros menores na economia e um câmbio mais competitivo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
ANP
Gás natural: prorrogado até 14/9 o prazo da consulta púb...
28/08/26
Pessoas
Supergasbras anuncia mudanças na liderança executiva
28/08/26
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.