PPSA

Produção de petróleo da União chega a 89 mil barris por dia em agosto

Redação TN Petróleo/Assessoria PPSA
15/10/2024 07:55
Produção de petróleo da União chega a 89 mil barris por dia em agosto Imagem: Divulgação PPSA Visualizações: 3135

Em agosto, a produção de petróleo da União alcançou 89 mil barris de petróleo por dia (bpd). O volume é referente aos oito contratos de partilha (84,29 mil bpd) e aos Acordos de Individualização da Produção (AIPs) das áreas não contratadas de Tupi e Atapu (5,14). O resultado é cerca de 4% maior que o período anterior, em função do retorno operacional da P-74 (Campo de Búzios) após parada de produção programada. No mesmo período, a União teve direito a uma produção de gás natural de 182 mil m³ por dia, 3,8% maior do que o resultado de julho. Os dados fazem parte do Boletim Mensal da Produção, divulgado nesta terça-feira, 15, pela PPSA (Pré-Sal Petróleo).

Segundo a Diretora Técnica e Presidente Interina da PPSA, Tabita Loureiro, com esse novo recorde, a União se consolida como a sexta maior produtora de petróleo do país, e se prepara para ir novamente ao mercado: "A parcela de óleo da União segue crescendo pelo quarto mês consecutivo, confirmando a nossa expectativa de alta ao longo dos próximos anos. No mês de setembro, realizamos a venda spot de 1,5 milhão de barris de petróleo em três cargas dos campos de Atapu, Sépia e Itapu, arrematadas pela Petrobras, Galp e a Refinaria Mataripe. Agora em outubro teremos um novo processo de comercialização de cerca de 2,5 milhões de barris de petróleo do campo de Sépia, e em 2025 faremos um novo leilão na B3 para vender a produção de 2026", disse ela.

Contratos de partilha de produção

A produção total dos contratos em regime de partilha está estável em 1 milhão de barris de petróleo por dia. São oito contratos em produção e o campo de Búzios segue como o maior produtor, com cerca de 447 mil bpd, seguido de Mero (317 mil bpd) e Sépia (97 mil bpd). Desde 2017, início da série histórica, a produção acumulada em regime de partilha é de 904 milhões de barris de petróleo. A produção acumulada da União soma 50,98 milhões de barris.

Ainda em agosto, a produção de gás natural disponível para exportação em regime de partilha foi de 3,97 milhões de m³ por dia. Búzios foi o maior exportador com 3,42 milhões de m³ por dia, respondendo por 84% do total da produção. Deste total, a União teve direito a uma produção de 118 mil m³ por dia. Desde 2017, início da série histórica, a exportação acumulada de gás natural em regime de partilha é de 2,7 bilhões. A parcela acumulada da União soma 196 milhões.

Acesse aqui o boletim.

Sobre a PPSA - Criada em 2013, a PPSA é uma empresa estatal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Responsável pela gestão dos contratos de partilha, pela representação da União nos acordos de individualização da produção no polígono do pré-sal e pela comercialização das parcelas de petróleo e gás natural da União, possui grande potencial de arrecadação, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social do país.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Biometano
Necta destaca avanço do biometano em São Paulo durante a...
19/10/26
Fiscalização
ANP e Senacon fiscalizam mercado de combustíveis para co...
16/10/26
Energia Nuclear
Relatório global aponta que apoio à energia nuclear supe...
16/10/26
Pessoas
Presidente da ABiogás integra a lista "As 100 Mulheres P...
16/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25