Rio Oil & Gas 2020

Profissionais da Equinor falam sobre diversidade, inovação e sustentabilidade

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/12/2020 15:48
Profissionais da Equinor falam sobre diversidade, inovação e sustentabilidade Imagem: Divulgação Visualizações: 801

Gestão de pessoas, diversidade e inclusão, metas de sustentabilidade e atração de talentos. Esses foram os principais assuntos dos eventos com a presença de profissionais da Equinor no segundo dia da Rio Oil and Gas 2020 (02.12). A palestra intitulada "A indústria de óleo e gás na visão dos jovens talentos" contou com a participação de Maria Clara Cardona (foto), Principal Consultant Development and Deployment da Equinor Brasil.

Em sua apresentação, Maria Clara afirmou que o mundo e a indústria do petróleo estão passando hoje por uma transição energética, mas também por uma transição geracional. Este cenário, na opinião dela, não traz conflitos, mas sim oportunidades de ganho para as empresas do setor. Citou alguns exemplos de iniciativas da Equinor nesse sentido, como o hub de colaboração, que aproxima profissionais de diferentes perfis e idades, e os programas de mentoria para jovens talentos na empresa.

Ela comentou sobre o desafio de atrair e reter os jovens de hoje, extremamente digitalizados, que veem com urgência as questões ambientais e buscam crescimento profissional rápido. Nesse sentido, ela mencionou medidas que a Equinor vem adotando na seleção de estagiários, como a não obrigatoriedade do conhecimento de língua inglesa e a ausência de filtro por universidade na escolha dos futuros profissionais.

InstitucionalEquinor Lectures - Ao todo, quatro palestras foram realizadas nesta quarta-feira no estande virtual da Equinor. Diferentes temas foram abordados, mas todos reforçaram o compromisso da empresa com seu tripé estratégico - Sempre seguro (Always safe), Alto valor (High value) e Baixo carbono (Low carbon) - e seus valores: transparência (open), coragem (corageous), colaboração (collaborative) e cuidado (caring).

Na área de gestão de pessoas, quem falou foi a especialista em desenvolvimento humano Tina Birgitte, que apresentou um painel sobre diversidade e inclusão, questões importantes para a Equinor desde o processo de recrutamento do profissional. Segundo ela, as melhores decisões vêm de times em que haja diversidade. Lembrou que a empresa está sempre se aprimorando: no quesito gênero, a meta é ter 50%-50% e para isso os esforços são para aumentar o número de mulheres em todas as funções e áreas da companhia, inclusive offshore. Já na questão de atrair novos talentos, ela citou os programas de estágio, trainee e jovem aprendiz – este último será lançado no próximo ano. "É um caminho de mão dupla, em que eles aprendem e nós, também", concluiu.

InstitucionalOutros dois painéis trouxeram palestras analisando a questão do supply chain e a captação de fornecedores, e foram apresentados pelos especialistas de compras Lucilene Bragança, Bárbara Cavalcante, Cássia Rosa e Márcio Moreira. Todos eles enfatizaram o interesse e a disponibilidade da Equinor em trabalhar com fornecedores de diferentes perfis e tamanhos (empresas de porte grande, médio, pequeno, startups). Todos trouxeram como principal mensagem da companhia a busca contínua pela excelência nos serviços, aliada ao compromisso de gerar valor e progresso locais.

Eles destacaram que tecnologia e inovação fazem parte do DNA da Equinor, que estão abertos a novas soluções para aumentar a eficiência das operações da companhia e ressaltaram que a companhia tem interesse em trabalhar com empresas com as quais nunca trabalharam ou que nunca se apresentaram a eles até então. E que inovação é a porta de entrada desses fornecedores.

Para falar sobre climate roadmap, emissões de carbono e metas de redução, a analista sênior de sustentabilidade Ana Paula Brandão fez uma apresentação resumindo os principais avanços e desafios que a Equinor tem tido nesse caminho. Entre os desafios, ela lembrou que a companhia quer reduzir em 0,25% o nível de emissões de gás metano, mas que a performance internacional de emissões de metano da empresa já está abaixo da meta da Oil & Gas Climate Initiative (OGCI) para 2025. E ressaltou a importância dos parceiros, para que estejam sempre a esses princípios da Equinor. Entre os avanços, ela mencionou o Complexo Apodi, primeiro ativo de energia solar no portifólio global da empresa, e o pedido de licença apresentado este ano junto ao Ibama para o desenvolvimento de um complexo eólico offshore.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Porto de Imbituba recebe navio porta-contêineres de 336 ...
27/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Setor Naval
A indústria naval voltou a movimentar o Brasil. E isso i...
24/07/26
Royalties
Valores referentes à produção de maio foram distribuídos...
23/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
Navegação
CMA CGM, Copersucar e Bunker One realizam primeiro abast...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
Apoio Offshore
Porto do Açu investe em gestão hídrica para impulsionar ...
09/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
07/07/26
Pessoas
Com nova comissão especial, OAB-RJ junta esforços pelo r...
07/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Transpetro
Transpetro realiza primeiro abastecimento da frota com c...
06/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.