Oportunidade

Programa de empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem está com inscrições abertas até 03/07 para o segundo ciclo

Número de selecionados negros e mulheres é recorde no programa

Redação TN Petróleo/Assessoria
27/06/2022 18:35
Programa de empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem está com inscrições abertas até 03/07 para o segundo ciclo Imagem: Divulgação Visualizações: 444

O programa de empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem está em busca de pessoas entre 20 e 34 anos que já empreendem ou têm ideias de negócios que promovam mudanças significativas na sociedade. Os interessados devem ter ensino médio completo e residência fixa nos estados do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas no site https://iniciativajovem.org.br/ até o dia 3 de julho.

O Shell Iniciativa Jovem, executado anualmente pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), busca engajar os empreendedores em atividades como workshops, consultorias, acompanhamentos contínuos com especialistas e mentorias que visam aproximá-los e propiciar o trabalho em rede. A edição de 2022 vai dividir os participantes em dois grupos: serão 120 selecionados para o estágio de “Ideação”, focada nos projetos que estão em fase inicial; e 80 escolhidos para o estágio de “Operação”, que tem como objetivo acelerar negócios que já estejam em uma etapa mais avançada, de comercialização.

Diversidade e empreendedorismo

O primeiro ciclo do programa contou com recorde de participantes autodeclarados pardos e pretos, sendo 65% dos selecionados. Além disso, o grupo formado foi composto pela primeira vez por maioria feminina (58%). A carioca Jullyet Souza, 32, é uma das participantes da última edição, além de ser a idealizadora do Zene Afro Estilo, iniciativa selada no primeiro semestre deste ano. O espaço de beleza é especializado no cabelo crespo, utilizando a tecnologia ancestral do trançado. “Através da equidade de gênero, acesso à qualificação profissional, com a formação de trancistas, e o cooperativismo, o Zene acredita no poder da autoestima para melhorar a vida das pessoas”, afirma Jullyet.

Desde o ano 2000, o Shell Iniciativa Jovem estimula e capacita empreendedores para o desenvolvimento de negócios sustentáveis e de impacto social, além de ser responsável pela criação da Rede de Empreendimentos Sustentáveis. Hoje, mais de 450 empresas integram o grupo, formado por participantes que se destacam e recebem o Selo de Empreendimento Sustentável. Neste ano, a meta é reconhecer mais 50 empreendimentos que passarem pelo programa.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20