Redação TN Petróleo/Assessoria
Um passo decisivo na jornada de transformação e valor compartilhado foi dado pela Usina Lins: pela primeira vez, a capacitação -- prática e teórica -- dos estudantes do Programa Jovem Aprendiz vai ocorrer no parque industrial. Abrangente, o programa não apenas capacita jovens na área de Manutenção Automotiva, mas também incorpora valores fundamentais, cria oportunidades significativas e promove a transferência de conhecimento entre diferentes gerações.
A iniciativa recebeu quase 200 inscrições e, após processo seletivo -- que incluiu entrevistas e prova teórica --, os candidatos que se destacaram iniciaram as atividades no dia 1° de agosto. Após duas semanas de instruções em sala de aula, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo produtivo da empresa por meio do programa de visitas Braços Abertos.
Divididos entre a oficina mecânica e a sala de aula, os 16 jovens, com idade entre 18 e 22 anos, passam as manhãs em diferentes setores do Centro de Manutenção Automotiva, aprendendo com colaboradores experientes; à tarde, eles participam de aulas de mecânica ministradas por profissionais do Senai, aprimorando ainda mais suas habilidades. A iniciativa faz parte do Programa Colhendo Conhecimento, um investimento em ações de valorização do capital humano que, através da disseminação do conhecimento, prepara profissionais para os desafios do mercado de trabalho.
Herança de Conhecimento
Uma história que se destaca é a de Pedro Lucas Fabiani Aquino, um dos jovens aprendizes, e seu pai, Anderson Cesar de Jesus Aquino, Líder de Manutenção Automotiva na Usina Lins. Pai e filho representam a continuidade de uma paixão compartilhada pela mecânica, uma inspiração que transcende gerações. Anderson, pai orgulhoso, compartilhou suas reflexões sobre essa experiência única:
-- Testemunhar meu filho demonstrando interesse na área de Manutenção Automotiva é incrivelmente gratificante para mim. Há 15 anos, eu mesmo iniciei minha jornada em um programa de aprendizado para a mecânica; agora é ele quem está dando seus primeiros passos nesse campo. Que ele e os demais jovens se dediquem e aproveitem essa grande oportunidade em uma carreira de trabalho tão promissora!
Pedro, por sua vez, expressou sua motivação e a influência de seu pai e avô em sua escolha de carreira:
-- Cresci vendo meu pai trabalhando como mecânico de colhedoras e meu avô cuidando da manutenção de caminhões; eles foram as minhas maiores inspirações para seguir essa profissão. Ter meu pai presente comigo nesse momento está ajudando muito; além de pai, ele também é um companheiro de trabalho. A Usina Lins está me proporcionando a oportunidade de me tornar um profissional qualificado e seguir os passos da minha família.
Igualdade de Gênero em Movimento
O compromisso da Usina Lins com as pessoas e com a transformação manifesta-se também nas biografias de Caroline Fernanda Martins da Silva e Maria Clara de Oliveira Santos, duas jovens aprendizes que superaram desafios e querem servir de inspiração a outras jovens mulheres a seguirem suas paixões na mecânica. Caroline não se abalou com as dificuldades e, apesar de nunca ter tido contato com mecânica antes, tem se surpreendido positivamente com a rotina de trabalho:
-- Pensei que seria mais difícil, mas estou aproveitando muito; as pessoas são extremamente pacientes, explicam quantas vezes forem necessárias, são bem atenciosos e estão sempre prontos para ouvir nossas dúvidas. Então, se existem mais mulheres com vontade de aprender mecânica, sintam-se bem com suas escolhas, sem medo de julgamentos.
Maria Clara já aspirava a carreira de mecânica desde o início da adolescência e, com pouco mais de um mês de curso, tem certeza de que seguirá na profissão:
-- Está sendo a melhor experiência que eu já tive na vida; quero muito aprender coisas novas. Trabalho no setor de Implementos Agrícolas e, quando cheguei, não sabia nada. Todos os dias aprendo uma coisa diferente: já passei graxas no cubo de rolamento, troquei as mangueiras e coloquei as braçadeiras, anotei pedido na folha para dar baixa e marquei uma risca para o soldador cortar o ferro. Estou amando fazer parte da empresa! É tão gratificante aprender um pouco de cada coisa das profissões.
Legado
O Programa Jovem Aprendiz constrói carreiras promissoras e transmite os valores essenciais da Usina Lins, moldando o futuro e inspirando novas gerações a abraçarem suas paixões na manutenção automotiva. A empresa celebra o sucesso desses jovens aprendizes e reforça seu compromisso com a transformação da vida das pessoas por meio da educação e oportunidades significativas.
Fale Conosco
21