Redação TN Petróleo/Assessoria Transpetro
A Transpetro realizou na última sexta-feira (8/11) a abertura das propostas comerciais da licitação pública destinada à aquisição de quatro navios da classe Handy, de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB). Disponível no portal Petronect, a publicação traz a classificação preliminar por preço global dos lances das empresas proponentes. A concorrência segue agora para as próximas etapas por meio de sua comissão de licitação, que irá avaliar as propostas recebidas e dar continuidade ao processo até a homologação do resultado final.
A licitação marca a retomada da contratação de embarcações próprias do Sistema Petrobras e integra o TP 25, Programa de Renovação e Ampliação da Frota, lançado pela Transpetro em julho.
O programa prevê a aquisição de 25 navios de cabotagem e vai atender prioritariamente às demandas de transporte de produtos da Petrobras. Além dos Handy, a Transpetro vai adquirir gaseiros e embarcações de médio porte, estando 16 desses navios já previstos no Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobras.
Etapas da licitação
A licitação é no formato internacional aberta e permitiu a participação de todos os estaleiros que atendessem aos critérios técnicos e econômicos previstos. Em conformidade com a Lei das Estatais (Lei 13.303/ 2016), o processo licitatório prevê algumas etapas até a divulgação do estaleiro vencedor e a assinatura do contrato. Todas elas serão divulgadas por meio do portal Petronect.
Após a abertura das propostas comerciais, a comissão de licitação irá iniciar a fase de negociação. Em seguida, serão analisadas as condições de habilitação, com a verificação de documentação para qualificação jurídica, econômica e técnica.
Será julgado vencedor da licitação o estaleiro com a proposta classificada em primeiro lugar e que apresente todos os requisitos e documentos exigidos.
Após esse trâmite, será aberto prazo para recursos. Ao final, será feita a divulgação do resultado dos recursos e a formalização da proposta vencedora na Petronect.
Sobre a Transpetro - Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina.
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.
Fale Conosco
20