PD&I

Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétricas em biocombustível

Pesquisa realizada na Unidade Embrapii ISI Biomassa, do Mato Grosso do Sul, recebeu patente no Brasil e nos Estados Unidos.

Redação TN Petróleo/Assessoria Embrapii
26/08/2025 12:33
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétricas em biocombustível Imagem: Divulgação Visualizações: 694

A Unidade Embrapii do Instituto Senai de Inovação em Biomassa desenvolveu uma tecnologia inédita que transforma em biocombustível algas que crescem em hidrelétricas. O que antes atrapalhava o funcionamento das hidrelétricas virou solução energética. O projeto "Macrofuel: Aproveitamento Energético de Bio-Óleo Pirolítico de Macrófitas Aquáticas para Produção de Biocombustível" já recebeu patente nos Estados Unidos e no Brasil. O projeto teve início em 2019 e foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Senai Biomassa, a Embrapii, a empresa CTG Brasil e a ANEEL.

O objetivo era desenvolver um processo para obter biocombustível semelhante ao diesel, utilizando tratamento catalítico do bio-óleo extraído da pirólise rápida (decomposição térmica em alta temperatura) de macrófitas aquáticas encontradas nos reservatórios das usinas hidrelétricas da CTG Brasil, possibilitando seu uso em motores diesel convencionais."Além de oferecer uma solução energética sustentável, o projeto buscou mitigar os impactos negativos das macrófitas na operação das hidrelétricas, como obstruções e custos de manutenção elevados", explica Paulo Renato dos Santos, pesquisador responsável da Unidade Embrapii ISI Biomassa.

Foram envolvidos 14 pesquisadores no total, dividindo nas áreas de biocombustíveis, biologia, química, engenharia e apoio laboratório analítico. O impacto dessa solução compreende as áreas de ocupação das usinas e os impactos ambientais. Proporcionando a solução para outras usinas onde estão implantadas as termelétricas e convertendo esse problema em potencial matéria prima para geração de energia a partir de fonte renovável.

Transição energética
Para Fernanda Genova Martins, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da CTG Brasil, o Macrofuel é um marco da estratégia de PD&I da empresa, pois alia propósito, ciência e impacto real. "A parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biomassa e o suporte da EMBRAPII foram fundamentais para transformar essa ideia em uma tecnologia com patente internacional, reafirmando nosso compromisso com a inovação de excelência", afirma. "Projetos como este refletem a visão da CTG Brasil de liderar a transição energética com soluções sustentáveis, aplicáveis e alinhadas aos mais altos padrões da ANEEL, gerando conhecimento, formando parcerias estratégicas e criando resultados que beneficiam não só o setor elétrico, mas toda a sociedade brasileira", finaliza Fernanda.

Sobre a Embrapii - A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
No horizonte 2035+, potencial energético do estado do Ri...
23/10/25
Pré-Sal
PPSA irá leiloar, em dezembro, primeira produção de petr...
23/10/25
OTC Brasil 2025
SLB Brasil marca presença na OTC 2025 com foco em inovaç...
23/10/25
Recursos Humanos
ANP publica novas informações sobre seu Programa de Form...
23/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
Financiamento
Banco do Nordeste investirá R$ 360 milhões para reforçar...
23/10/25
Oferta Permanente
Equinor arremata dois novos blocos na Bacia de Campos du...
23/10/25
Oferta Permanente
Firjan comemora resultado do Leilão de Partilha da ANP, ...
23/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
22/10/25
Oferta Permanente
3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP tem cin...
22/10/25
Posicionamento IBP
3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção
22/10/25
Margem Equatorial
Foresea estende contratos das sondas ODN II e Norbe IX c...
22/10/25
OTC Brasil 2025
Masterclass OTC Brasil 2025: Inovação, Liderança e Tecno...
22/10/25
Etanol
ORPLANA propõe criação de índice de ATR negociado em bol...
22/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 começa em uma semana com programação int...
21/10/25
Combustíveis
Postos Petrobras mantêm liderança em confiança com progr...
21/10/25
Petrobras
Perfuração é liberada na Margem Equatorial
21/10/25
Etanol
Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa a...
21/10/25
Projeto
Parceria entre Neoenergia e Estaleiro Atlântico Sul most...
21/10/25
OTC Brasil 2025
PPSA realiza evento sobre Leilão de Áreas Não Contratada...
21/10/25
ANP
Transmissão do 3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha...
21/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23