PD&I

Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétricas em biocombustível

Pesquisa realizada na Unidade Embrapii ISI Biomassa, do Mato Grosso do Sul, recebeu patente no Brasil e nos Estados Unidos.

Redação TN Petróleo/Assessoria Embrapii
26/08/2025 09:33
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétricas em biocombustível Imagem: Divulgação Visualizações: 846

A Unidade Embrapii do Instituto Senai de Inovação em Biomassa desenvolveu uma tecnologia inédita que transforma em biocombustível algas que crescem em hidrelétricas. O que antes atrapalhava o funcionamento das hidrelétricas virou solução energética. O projeto "Macrofuel: Aproveitamento Energético de Bio-Óleo Pirolítico de Macrófitas Aquáticas para Produção de Biocombustível" já recebeu patente nos Estados Unidos e no Brasil. O projeto teve início em 2019 e foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Senai Biomassa, a Embrapii, a empresa CTG Brasil e a ANEEL.

O objetivo era desenvolver um processo para obter biocombustível semelhante ao diesel, utilizando tratamento catalítico do bio-óleo extraído da pirólise rápida (decomposição térmica em alta temperatura) de macrófitas aquáticas encontradas nos reservatórios das usinas hidrelétricas da CTG Brasil, possibilitando seu uso em motores diesel convencionais."Além de oferecer uma solução energética sustentável, o projeto buscou mitigar os impactos negativos das macrófitas na operação das hidrelétricas, como obstruções e custos de manutenção elevados", explica Paulo Renato dos Santos, pesquisador responsável da Unidade Embrapii ISI Biomassa.

Foram envolvidos 14 pesquisadores no total, dividindo nas áreas de biocombustíveis, biologia, química, engenharia e apoio laboratório analítico. O impacto dessa solução compreende as áreas de ocupação das usinas e os impactos ambientais. Proporcionando a solução para outras usinas onde estão implantadas as termelétricas e convertendo esse problema em potencial matéria prima para geração de energia a partir de fonte renovável.

Transição energética
Para Fernanda Genova Martins, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da CTG Brasil, o Macrofuel é um marco da estratégia de PD&I da empresa, pois alia propósito, ciência e impacto real. "A parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biomassa e o suporte da EMBRAPII foram fundamentais para transformar essa ideia em uma tecnologia com patente internacional, reafirmando nosso compromisso com a inovação de excelência", afirma. "Projetos como este refletem a visão da CTG Brasil de liderar a transição energética com soluções sustentáveis, aplicáveis e alinhadas aos mais altos padrões da ANEEL, gerando conhecimento, formando parcerias estratégicas e criando resultados que beneficiam não só o setor elétrico, mas toda a sociedade brasileira", finaliza Fernanda.

Sobre a Embrapii - A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Incentivo à Inovação
PETRONAS Brasil lança o I Desafio de Inovação para promo...
25/11/25
Comunicação
Creators negros apostam no futuro da Creator Economy e q...
21/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Premiação
Bunker One conquista Selo de Sustentabilidade do Ministé...
19/11/25
Geração de Energia
EDP tem novo Centro de Predição e Performance para Geraç...
19/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição ene...
14/11/25
Pesquisa
76% valorizam uso de energia renovável, mas apenas 26% c...
14/11/25
Saúde e Bem-estar
De volta às quadras: o saque do futuro
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
No quinto e último Workshop da iniciativa, organizações ...
13/11/25
Inclusão Social
Por que a inclusão da comunidade surda ainda não é uma r...
13/11/25
Saúde e Bem-estar
Dia Mundial do Diabetes: Especialista lista 3 alimentos ...
13/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
13/11/25
Responsabilidade Social
Programa Parcerias do Bem, da ENGIE, completa quatro ano...
10/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.