Redação TN/Assessoria
Deep Seed Solutions anuncia a assinatura de um contrato para um Projeto de Pesquisa Industrial Conjunta, Desenvolvimento e Demonstração denominado i-Concept JIP - Fase 2 com Repsol Sinopec Brasil, Shell Brasil Petróleo LTDA e outras empresas de energia.
Alinhado com os objetivos estratégicos de eficiência de projetos de capital, economia de baixo carbono, e transição energética, o i-Concept JIP Fase 2 se concentra no desenvolvimento de módulos computacionais aplicados para gerar, e classificar, uma ampla variedade de sistemas conceituais offshore, abordando tecnologias para reduzir emissões de carbono, e criando as bases para simular sistemas híbridos no sistema especialista FLOCO®, combinando ativos de produção de petróleo e gás e sistemas offshore de geração de energia verde.
Como principais pacotes de trabalho, o i-Concept JIP Fase 2 abordará: i) Fábrica Submarina e Sistemas Avançados de Processamento Submarino; ii) Recuperação Avançada de Petróleo por Injeção de CO2; iii) Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS); e iv) Transição Energética.
Em complemento à eficiência do projeto de capital já disponível pelo do sistema especialista FLOCO®, o i-Concept JIP Fase 2 permitirá que as empresas de energia considerem, ainda na fase de engenharia conceitual, tecnologias para reduzir suas emissões de carbono offshore, para apoiar seus objetivos desafiadores de zero emissões no médio prazo.
“Além da avaliação estruturada de uma extensa gama de arquétipos e conceitos que priorizam indicadores econômicos, o i-Concept JIP Fase 2 amplia a avaliação do impacto de tecnologias emergentes quando integradas a uma gama de diferentes sistemas de energia de baixo carbono em ambiente offshore.” – diz Marcelo Andreotti (foto), Gerente de Pesquisa em Instalações de Produção e Operações da Repsol Sinopec Brasil.
De acordo com Diego Russo Juliano, Gerente de Tecnologia Submarina da Shell Brasil Petróleo LTDA., “A Fase 2 do i-Concept JIP está totalmente alinhada com a Shell Powering Progress Strategy, alavancando formas digitais e P&D em nossa transição para Net-Zero”.
A fase anterior do projeto i-Concept JIP foi uma das finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020, um importante evento que reconhece e premia resultados associados a projetos de P&D de interesse do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis.
De acordo com Leandro Basilio, CEO da Deep Seed Solutions, “É uma grande satisfação e motivo de grande orgulho para toda a equipe da Deep Seed Solutions ver a adoção da tecnologia que desenvolvemos juntos na Fase 1 do i- Conceito JIP e a continuação do desafio com a Fase 2, permitindo um alinhamento sinérgico da eficiência dos projetos de capital com a economia de baixo carbono e a transição energética.”
Com o apoio da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil, a tecnologia gerada por meio deste projeto trará grande vantagem competitiva no processo de engenharia conceitual aplicada ao desenvolvimento conceitual de províncias de energia offshore.
A lista completa das empresas de energia que apoiam o i-Concept JIP Fase 2 pode ser encontrada no “ANP – Painel Dinâmico de Projetos Iniciados – Regulamento Técnico nº 3/2015”, no site da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural, e Biocombustíveis do Brasil.
Sobre a Deep Seed Solutions:
A Deep Seed Solutions é uma organização inovadora, voltada para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas a processos complexos de engenharia. Com foco na Indústria de Energia, a empresa está colaborando com a eficiência de projetos de capital, a economia de baixo carbono e a transição energética, por meio de sua forte expertise em transformação digital.
Sobre a Repsol Sinopec Brasil:
A Repsol Sinopec Brasil é pioneira na abertura do mercado de E&P e na exploração do pré-sal brasileiro. A empresa é a terceira maior produtora de petróleo e gás do país no setor privado, com operações no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos e nos campos de Lapa e Sapinhoá – o terceiro maior campo produtor do Brasil – na camada do pré-sal da Bacia de Santos.
Sobre a Shell Brasil:
Com 109 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil.
A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Fale Conosco
21