Sergipe

Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da oferta de gás no Brasil

Com início previsto para 2030, projeto ampliará produção nacional e impulsionará novas indústrias em Sergipe.

Redação TN Petróleo/Assessoria Sedetec
15/12/2025 10:47
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da oferta de gás no Brasil Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 143

Na última semana, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram o Caderno de Gás Natural do Plano Decenal de Expansão de Energia 2035 (PDE 2035). O documento projeta um avanço significativo na produção nacional de gás, impulsionado sobretudo pelo pré-sal e por novas iniciativas com processamento offshore, como o Sergipe Águas Profundas (Seap)

Considerado um dos empreendimentos mais aguardados do setor energético brasileiro e apontado como transformador para a economia de Sergipe, o Seap vem sendo acompanhado de perto pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O gestor da Sedetec, Valmor Barbosa, afirma que o Estado vem concentrando esforços para atrair indústrias que utilizem o gás do Seap. “A chegada dos royalties e o escoamento do gás abrirão oportunidades para a instalação de novas plantas industriais e outros empreendimentos intensivos em consumo energético, como a possível geração termelétrica para atender a um data center, por exemplo”, destaca.

O projeto, cujo prazo de início das operações foi recentemente confirmado pela Petrobras para 2030, deve contribuir para o balanço superavitário de gás natural no país. Segundo o estudo do PDE, a produção líquida de gás natural deve crescer 95% e a oferta potencial cerca de 85% até 2035. Nesse contexto, figura o Seap, estruturado em dois módulos operacionais na Bacia Sergipe-Alagoas e com capacidade de processar 120 mil barris de petróleo por dia e até 12 milhões de metros cúbicos de gás diariamente. O projeto contempla ainda a implantação de um gasoduto com capacidade de escoar até 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia, ampliando significativamente a infraestrutura de transporte e a oferta energética nacional. A manutenção do prazo de início das operações do Sergipe Águas Profundas foi reforçado pela Petrobras durante a apresentação oficial de seu Plano de Negócios 2026–2030. 

No planejamento da estatal, o gasoduto de Sergipe é visto como a conexão que levará uma nova fonte de gás natural ao Nordeste e a outras regiões do país, fortalecendo a concorrência no mercado e reduzindo a dependência de GNL e de importações. Parte do gás produzido no Seap deverá atender usinas termelétricas, unidades de fertilizantes e indústrias de alto consumo energético, enquanto outra parcela deve ampliar a oferta no mercado por meio de contratos firmes ou sazonais, dando à estatal mais flexibilidade comercial. A companhia também avalia que o gasoduto pode estimular novos investimentos privados em infraestrutura.

Andamento do projeto

No fim de novembro, a Petrobras validou a proposta técnica da holandesa SBM Offshore para construir e operar os dois navios-plataforma (FPSOs), que serão responsáveis pela produção de petróleo e gás nos módulos Seap I e Seap II. A companhia apresentou a proposta mais competitiva, destacando-se em relação às proponentes Shapoorji (Índia) e Modec (Japão). Todo o andamento do projeto Seap segue sendo monitorado de perto pelo Governo de Sergipe, que mantém articulação constante para assegurar seu progresso.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.