Offshore

Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvimento aprovado pelo Governo Federal

Medida da ANP garante período de produção por três décadas, com prorrogação dos contratos de concessão da Petrobras.

Redação TN Petróleo/Assessoria Sedec
28/01/2026 12:50
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvimento aprovado pelo Governo Federal Imagem: Divulgação Visualizações: 1788

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), continua acompanhando atentamente a evolução do projeto ‘Sergipe Águas Profundas’ (Seap), após a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovar o plano de desenvolvimento dos campos em águas profundas no estado. A decisão foi tomada na reunião da diretoria colegiada da Agência, realizada na segunda-feira, 26, após revisão do plano apresentado pela Petrobras.

Com a aprovação, a ANP autorizou a prorrogação dos contratos de concessão das áreas antes do início da produção, com o objetivo de conferir maior segurança ao empreendimento. No primeiro módulo (Seap1), o prazo passa a vigorar até o fim de 2055, enquanto no Seap 2 a concessão se estende até dezembro de 2057. Inicialmente, ambos os contratos estavam previstos para encerrar em 2048. A medida busca assegurar um horizonte produtivo de aproximadamente 25 anos, compatível com a vida útil das plataformas e do gasoduto.

A partir da prorrogação dos contratos, a ANP estima um ganho adicional com participações governamentais e tributos de US$ 1,4 bilhão e um incremento de 14,5% na recuperação de óleo e gás. Durante a análise, o órgão regulador determinou também a unificação dos campos de Agulhinha e Cavala em uma única área, assim como dos campos Palombeta e Budião Sudeste. A Petrobras terá o prazo de até 60 dias para reenviar os planos atualizados, considerando a nova delimitação.

“A aprovação do plano e a prorrogação dos contratos de concessão representam um passo importante para dar mais segurança ao empreendimento. As decisões adotadas pela ANP mostram que o Seap segue como uma iniciativa de grande relevância para o setor energético, de modo que os esforços se mantêm para garantir sua durabilidade e condições de desenvolvimento”, afirmou o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.

Sobre o projeto

As duas plataformas que irão atuar no Seap contarão, cada uma, com capacidade de produção de até 120 mil barris de petróleo por dia e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente. A Petrobras anunciou decisão de investimento em benefício da SBM Offshore para construção e operação das plataformas, além de manter para 2030 o prazo de início das operações em seu plano estratégico.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
Resultado
Produção de petróleo e gás em agosto de 2026 alcançou 6,...
01/10/26
ROG.e 2026
Petrobras e Petronect levam nova solução para compras de...
30/09/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de julho foram ...
29/09/26
Santa Catarina
Porto de Imbituba movimenta 5,19 milhões de toneladas at...
28/09/26
ROG.e 2026
Abertura da ROG.e 2026 destaca transição energética just...
26/09/26
ROG.e 2026
Sucesso! ROG.e 2026 fecha com 83 mil visitantes e injeçã...
25/09/26
ROG.e 2026
Presidente da Petrobras defende exploração ativa e prevê...
25/09/26
ROG.e 2026
Oil States destaca integração entre engenharia, fabricaç...
25/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e 2026, Shell destaca parcerias, inovação e disci...
25/09/26
ROG.e 2026
Constellation é reconhecida pela Petrobras como a melhor...
25/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e OceanPact assinam acordo para expansão de...
25/09/26
Terminais
Ultracargo é reconhecida pelo quarto ano consecutivo com...
25/09/26
ROG.e 2026
Mayekawa apresenta soluções para óleo, gás e energia na ...
25/09/26
Brandend Content
Brasil Aços amplia estoque de tubos de aço carbono NACE...
25/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e Perenco Brasil assinam acordo para primei...
24/09/26
ROG.e 2026
Lideranças apontam o Brasil como pilar de segurança ener...
24/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25