Resultado

Quatro FPSOs operados pela MODEC fecham 2024 entre os 10 maiores produtores de petróleo e gás do Brasil

FPSO Guanabara MV31 foi o maior produtor em 2024 e manteve o recorde nacional de maior produção diária.

Redação TN Petróleo/Assessoria MODEC
19/02/2025 12:40
Quatro FPSOs operados pela MODEC fecham 2024 entre os 10 maiores produtores de petróleo e gás do Brasil Imagem: Divulgação MODEC Visualizações: 4201

De acordo com dados recentes divulgados no Boletim de Produção de Petróleo e Gás Natural da Agência Nacional de Petróleo (ANP), quatro FPSOs operados pela MODEC estão entre os 10 maiores produtores do Brasil. O FPSO Guanabara MV31 se destacou como o principal produtor de óleo e gás do ano de 2024, mantendo o posto alcançado também em 2023. Já os FPSOs Carioca MV30, Almirante Barroso MV32 e Cidade de Itaguaí MV26 ficaram em terceiro, quinto e décimo lugar, respectivamente.

“Este resultado nos enche de orgulho. Mais de 26% da produção nacional de petróleo e gás no ano de 2024 passou pela frota da MODEC, com mais de 1.1 milhão de barris de óleo equivalente produzidos por dia, em média. Isso é fruto da dedicação de nossos times, da parceria com nossos clientes e da estrutura técnica robusta que temos no Brasil para responder às necessidades operacionais”, explica Rodrigo Rocha, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da MODEC.

Recordistas do pré-sal

O FPSO Guanabara MV31, que desde agosto de 2023 tem a maior média de produção diária no pré-sal, alcançou um novo recorde em novembro. O navio, localizado no campo de Mero, produziu 184.263,18 bbl/d de petróleo e 12,04 milhões de m³/d de gás, um recorde histórico de maior média de produção diária do Brasil. Até agosto de 2023, o recorde de maior produção diária pertencia ao FPSO Carioca MV30, operado pela MODEC, no campo de Sépia.

Outro recorde conquistado pela frota da MODEC foi o de menor tempo a atingir capacidade máxima de produção. O FPSO Almirante Barroso MV32 conquistou o marco em apenas 146 dias após o primeiro óleo.

Maior campo produtor

O campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás e responsável por 23,82% da produção marítima de petróleo no ano de 2024. Neste campo, a MODEC opera os FPSOs Cidade de Angra dos Reis MV22, Cidade de Mangaratiba MV24 e o Cidade de Itaguaí MV26.

Sobre a MODEC - A MODEC é líder global no segmento de construção, afretamento e operação de plataformas para produção de óleo e gás e possui mais de 55 anos de história. Há mais de duas décadas em mares brasileiros, a MODEC opera 13 plataformas de Petróleo e Gás, possui outras duas unidades em construção para o país e mais um FPSO em fase de desenvolvimento de engenharia. São mais de 3,2 mil empregados atuando no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Certificação
TKMS Estaleiro Brasil Sul é reconhecida com a certificaç...
02/12/25
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
Logística
Base da Atem em Santarém obtém ISPS Code e eleva nível d...
26/11/25
Resultado
Portos públicos do Sul crescem 14% no 3º trimestre e lid...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy se consolida como hub energétic...
24/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Investimentos
Portos ganham sistema que amplia segurança da navegação,...
17/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Resultado
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta ...
14/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Parceria
Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec apresentam primeiro...
11/11/25
Mão de Obra
Novo Centro de Ensino Portuário do OGMO impulsiona quali...
10/11/25
Indústria Naval
Norsul é a primeira empresa da América Latina a adotar p...
10/11/25
Niterói
Tomorrow Blue Economy movimenta Niterói em contagem regr...
08/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.