Energia elétrica

Radix integra canais de relacionamento da Cemig e seus clientes com Inteligência Artificial

Redação TN Petróleo/Assessoria
06/07/2021 09:44
Visualizações: 1484

Novo chatbot omnichannel facilita interação automatizada da concessionária de energia, que hoje chega a fazer dois mil atendimentos por dia

Agilidade, autonomia e automação. Assim funciona hoje o atendimento a clientes de uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, a Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (CEMIG). O projeto, desenvolvido pela Radix dentro do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL, gerou uma solução integrada das tecnologias Omnichannel, Chatbot, Inteligência Artificial e Big Data com todos os canais de atendimento para aumentar e melhorar as interações entre a Cemig e seus clientes. 

DivulgaçãoAlém de ser dotado de técnicas mais sofisticadas para o entendimento do texto do usuário, o chatbot utiliza dois fluxos de diálogos distintos e integrados, de forma a tornar mais fluida a conversação com o usuário final. Um fluxo transacional tem o objetivo de resolução de serviços e o outro, conversacional, tem o objetivo de manter uma conversação fluida, sendo capaz de esclarecer dúvidas dos usuários. Esses dois fluxos são integrados.

"Um outro ponto importante de pesquisa do projeto foi a criação de uma arquitetura que pudesse ser híbrida (on-premisse e nuvem) ou totalmente em nuvem, de forma a permitir escalabilidade e replicação dos serviços utilizados no chatbot. Além disso, foi desenvolvida uma ferramenta de avaliação dos atendimentos realizados pelo chatbot nos diversos canais em tempo real", diz Adonis Carvalho, gerente responsável pelo projeto na empresa de tecnologia e engenharia. Essa ferramenta traz métricas já conhecidas de avaliação de sistemas e um modelo de aprendizado computacional criado no projeto, que é capaz de gerar agrupamentos de textos não reconhecidos pelo chatbot e apresentá-los, de forma gráfica, num modelo de nuvem de palavras.

Acelerada em grande parte pelas novas demandas geradas pela pandemia da Covid-19, a produção do chatbot teve início em abril de 2020. A partir da entrada em produção, foi observado um crescimento constante do uso da ferramenta e, ao final dos dois primeiros meses de uso, o chatbot tinha uma média de 350 acessos diários. Em janeiro deste ano, o chatbot já possuía uma média de 2000 acessos diários.

Dentro dessa curva de crescimento ocorreram alguns picos: o primeiro em setembro de 2020, quando a Cemig reformulou sua página inicial, dando maior visibilidade ao webchat. O crescimento no número de acessos chegou a 75% naquele mês. O segundo pico foi em novembro de 2020, quando foi iniciado o atendimento nos canais do Telegram e Facebook, , com crescimento de 25% no número de acessos.

Institucional

O projeto com prazo de 30 meses foi finalizado com a transferência de todo o ecossistema desenvolvido no P&D para o ambiente da Cemig. Isto incluiu a plataforma Omnichannel, o chatbot integrado aos diversos canais de comunicação, agentes inteligentes que operam segundo fluxos de comunicação passiva, ativa e proativa e também um sistema de monitoramento em tempo real do uso do chatbot.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.