Posse

Rafael Lamastra Jr assume a vice-presidência do Comitê de Mercados de Gás da International Gas Union (IGU)

Redação TN Petróleo/Assessoria
01/11/2022 07:01
Rafael Lamastra Jr assume a vice-presidência do Comitê de Mercados de Gás da International Gas Union (IGU) Imagem: Divulgação Visualizações: 3358

O CEO da Compagas (Companhia Paranaense de Gás), Rafael Lamastra Jr (foto), assume a vice-presidência do Comitê de Mercados de Gás da International Gas Union (IGU). A organização mundial, com mais de 90 anos de existência, tem a missão de defender o gás como parte de um sistema global sustentável e de promover o progresso técnico, político e econômico da indústria do gás natural. A indicação do executivo paranaense para compor a vice-liderança do comitê mundial foi da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e aprovada pelo Comitê Executivo do IGU durante reunião realizada na última semana de outubro em Lima, no Peru.

“É uma honra representar não apenas o Paraná, mas o nosso país, em uma organização internacional ligada ao desenvolvimento da indústria do gás natural. Minha missão está em contribuir com a visão sistêmica da entidade e destacar a importância do gás natural para o desenvolvimento econômico mundial, além de pautar os benefícios e as vantagens ambientais do uso do gás para um mundo mais sustentável”, destaca Lamastra.

A presidência do Comitê de Mercados de Gás da IGU é de M Khairuddin Ab Khalik, CEO da Petronas Energy & Gás, da Malásia. O mandato dos novos membros vai até 2025.

Rafael Lamastra Jr é executivo de empresas com mais de 35 anos de experiência, com atuação na gestão de companhias de diferentes segmentos de mercado. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, com Especialização Lato Sensu em Gestão Empresarial pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas e cursos em Business pela ESADE Business School (Barcelona-ES), é um dos diretores mais atuantes pelo segmento do gás natural em nível nacional, sendo eleito pelos últimos dois anos consecutivos como uma das 100 pessoas mais influentes do segmento de energia.

Além do novo cargo no IGU, ele integra o conselho consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia que atua para prover à sociedade brasileira uma visão integrada e de longo prazo do setor energético brasileiro, e também representa o Estado do Paraná no Fórum Nacional de Minas e Energia – FNSEME. É representante da Compagas na Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) e no Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBIOGÁS e participa dos grupos de trabalho para estimular a produção de biometano no Paraná e no país.

Na Compagas desde 2019, lidera a empresa em um momento que ela está sendo preparada para o processo de privatização. Ainda no Setor de Energia, foi presidente do Conselho de Administração da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) nos anos 2020 e 2021, e atualmente representa a Região Sul no mesmo conselho; é membro do Conselho de Administração da Voltalia São Miguel do Gostoso I Participações S.A e da Sercomtel S.A. Telecomunicações.

Além do CEO da Compagas, outros dez brasileiros participam de diferentes comitês no IGU. Eles também atuam nas distribuidoras de gás do país e debatem, entre outros temas, importantes perspectivas para a distribuição, utilização, estratégia, pesquisa e desenvolvimento, além de sustentabilidade do mercado de gás internacional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e amplia desa...
12/09/26
ANP
RenovaBio: ANP prorroga prazo para recebimento de contri...
12/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
11/09/26
Gás Natural
PPSA firma acordo para contratar Petrobras como agente c...
11/09/26
Gás Natural
TBG lança consulta ao mercado para fornecimento de gás d...
10/09/26
Tecnologia e Inovação
Vallourec inicia obras de linha de produção no Brasil pa...
10/09/26
ExpoPostos & Conveniência
Segundo dia da ExpoPostos & Conveniência 2026 debate des...
10/09/26
PD&I
Projeto Heavy Oil Emulsions, liderado pela Unicamp, busc...
10/09/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços seguem em alta com clima chuvoso
10/09/26
Águas Profundas
Firjan promove Agrega+Indústria Especial SEAP II e SEAP I
09/09/26
Expopostos & Conveniência
Vibra integra tecnologia, qualidade e serviços para ampl...
09/09/26
Comunicado
ANP implementará o Gov.BR Nível Ouro para acesso aos sis...
09/09/26
ABPIP
STJ julga fracking amanhã e ABPIP defende análise técnic...
08/09/26
Investimento
Naturgy lança segunda Chamada Pública para aquisição de ...
08/09/26
ANP
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica: live amanhã (9/9) es...
08/09/26
ANP
Aprovada resolução que revisa norma sobre tratamento dif...
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Evento
ExpoPostos & Conveniência confirma Amyr Klink, Mark Wohl...
04/09/26
ESG
Petrobras lidera ranking ESG no segmento de Petróleo, Gá...
04/09/26
ANP
Aprovada a indicação de 24 blocos na Bacia Potiguar para...
04/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25