Comércio Exterior

Redução de tarifas de importação nos EUA podem beneficiar indústrias fluminenses

Redação/Assessoria Firjan
04/10/2018 14:49
Redução de tarifas de importação nos EUA podem beneficiar indústrias fluminenses Imagem: Divulgação Visualizações: 1540

Em vigor desde 13/09, nova legislação dos Estados Unidos reduziu ou eliminou as tarifas de importação, temporariamente, para cerca de 1.700 produtos dos setores químico, têxtil, agrícola, de vestuário, calçado, máquinas, equipamentos, entre outros. O chamado Miscellaneous Tariff Bill Act of 2018 (MTB) auxilia os produtores estadunidenses na compra de bens essenciais para cadeia industrial que não são produzidos no país ou que não estão disponíveis no mercado doméstico. A mudança é válida por três anos, até 31/12/2020, podendo ser revogada pelo governo americano.

A Firjan elaborou uma tabela das alterações, com o objetivo de auxiliar a compreensão acerca da MTB. Claudia Teixeira, especialista em Comércio Exterior da Gerência Internacional da federação, atenta, porém, que é preciso analisar os detalhamentos dos produtos listados para ver se estão de acordo com a mercadoria que se quer exportar: “As SH relacionadas (código original do produto) são secundárias nesse caso. O novo detalhamento não corresponde ao sistema harmonizado anterior”.

Para ela, o exportador brasileiro poderá se beneficiar dessa medida. “Os EUA são o principal parceiro do Rio para produtos industrializados. Mesmo que a redução seja para todos os países, os industriais fluminenses podem se beneficiar da alteração”, explica.

A Firjan está à disposição para esclarecimento ou auxílio sobre o tema pelo e-mail comex@firjan.com.br ou pelos telefones (21) 2563-4222 / 4226.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.