Indústria naval

Renave fará proposta para dique seco da Petrobras

Jornal do Commercio
04/01/2006 00:00
Visualizações: 1017

A licitação da construção do dique seco da Petrobras, que causou apreensão na indústria naval quando anunciada em setembro, terá a participação de apenas um estaleiro do Estado do Rio, informou ontem o secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer. O Renave irá propor à estatal a construção do dique seco em sua unidade da Ilha de Santa Cruz, em Niterói.

As obras demandarão investimento de US$ 90 milhões e poderão ser financiadas pelo Fundo de Marinha Mercante (FMM), principal fomentador do setor de construção naval.

O projeto a ser apresentado consiste na unificação de dois diques secos paralelos – um com 184 metros e outro com 135 metros de comprimento – em um mega dique seco.

Ele teria aproximadamente 350 metros de comprimento e 67 metros de boca, em forma de "T", o que permitiria a construção e manutenção de plataformas de petróleo fora da água.

Segundo o superintendente do estaleiro, Luiz Eduardo Almeida, as obras levarão cerca de um ano para serem concluídas. "Não sei se seremos os únicos do estado a apresentar proposta, mas estamos muito confiantes com o resultado. As obras custarão muito menos do que os investimentos em novos estaleiros", disse Almeida, referindo-se à construção do estaleiro da Queiroz Galvão com o Aker Promar, no Rio Grande do Sul, e do estaleiro da Camargo Correia com a Andrade Gutierrez, em Pernambuco.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23