Biocombustíveis

RenovaBio Itinerante chega a MS e prepara indústria sucroenergética para certificação

Redação/Assessoria de Imprensa Biosu
27/06/2019 14:07
Visualizações: 660 (0) (0) (0) (0)

Com foco na adesão ao RenovaBio [Programa Nacional de Biocombustíveis], representantes da indústria sucroenergética de Mato Grosso do Sul participaram do RenovaBio Itinerante. O evento aconteceu nesta quarta-feira (26), na Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), realizado pela Biosul [Associação de Produtores de Biocombustíveis de Mato Grosso do Sul] com apoio da Fiems [Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul].

O projeto itinerante é uma iniciativa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) que viaja pelo país levando informações aos produtores sobre o processo de certificação para o RenovaBio e utilização da RenovaCalc, ferramenta de cálculo da Nota de Eficiência Energética Ambiental [NEEA] das unidades participantes.

Para o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, esse é um momento importante para todas as usinas que se preparam para aderirem ao programa. -Considerado o maior programa de descarbonização do mundo, o RenovaBio vai exigir um envolvimento operacional por parte de todas as usinas do país e aqui em Mato Grosso do Sul não é diferente, todas as unidades já se movimentam para aderirem ao programa-, afirmou.

A eficiência ambiental será um fator determinante na nota das unidades produtoras dentro do RenovaBio. -Quanto mais eficiente o processo produtivo de uma usina, melhor será a nota de eficiência energética ambiental dentro do programa. É preciso entender os processos e explicar isso para os gestores e também para as equipes de operação-, explicou Hollanda.

O diretor da Usina Laguna, Werner Semmelroth, participou do evento e considerou uma importante iniciativa. -Todos aqui buscam informações sobre funciona as prestações de informações dentro do programa. Acredito que todos vão aderir RenovaBio, mas esse é um momento importante para a gente entender como funciona a certificação, a RenovaCalc, enfim, todas as nossas obrigações-.

A programação contou com as especialistas em regulação da ANP, Maria Auxiliadora[ES1] Nobre e Danielle Ornelas, que apresentaram informações sobre as novas resoluções da ANP, fases do processo de certificação e detalhes do preenchimento de formulários para a adesão ao programa, entre eles a RenovaCalc.

Com informações mais detalhadas sobre o processo de certificação, o sócio consultor da Green Domus, Higor do Valle, compartilhou sua experiência com as primeiras unidades que passam pelo processo. -A ideia é trazer um pouco dessas experiências e preparar quem ainda não conhece o programa sobre como funciona a certificação, que é diferente de outras auditorias e exige uma competência técnica-, explicou. Quatro firmas-inspetoras já estão habilitadas para atuarem na certificação das unidades para adesão ao RenovaBio.

RenovaBio

O RenovaBio, concebido pelo Ministério de Minas e Energia está em fase de implementação e busca reconhecer o papel estratégico dos biocombustíveis na matriz energética brasileira. Tem como objetivo estimular uma produção eficiente e sustentável dentro de um processo de substituição dos combustíveis fosseis, com foco na redução da emissão de gases que causam o efeito estufa. A previsão é que o programa passe a valer a partir de janeiro de 2020.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
Biocombustíveis
Petrobras Biocombustível e Banco do Brasil assinam acord...
19/11/24
Combustíveis
Diesel comum e S-10 iniciam novembro com preço médio em ...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Internacional
Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, visita Brasil...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Acordo
Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica...
18/11/24
PD&I
Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) vai desenvol...
18/11/24
Etanol
Hidratado sobe quase 1% e anidro recua 1,38% na semana
18/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21