Biocombustíveis

RenovaBio Itinerante chega a MS e prepara indústria sucroenergética para certificação

Redação/Assessoria de Imprensa Biosu
27/06/2019 14:07
Visualizações: 565 (0) (0) (0) (0)

Com foco na adesão ao RenovaBio [Programa Nacional de Biocombustíveis], representantes da indústria sucroenergética de Mato Grosso do Sul participaram do RenovaBio Itinerante. O evento aconteceu nesta quarta-feira (26), na Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), realizado pela Biosul [Associação de Produtores de Biocombustíveis de Mato Grosso do Sul] com apoio da Fiems [Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul].

O projeto itinerante é uma iniciativa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) que viaja pelo país levando informações aos produtores sobre o processo de certificação para o RenovaBio e utilização da RenovaCalc, ferramenta de cálculo da Nota de Eficiência Energética Ambiental [NEEA] das unidades participantes.

Para o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, esse é um momento importante para todas as usinas que se preparam para aderirem ao programa. -Considerado o maior programa de descarbonização do mundo, o RenovaBio vai exigir um envolvimento operacional por parte de todas as usinas do país e aqui em Mato Grosso do Sul não é diferente, todas as unidades já se movimentam para aderirem ao programa-, afirmou.

A eficiência ambiental será um fator determinante na nota das unidades produtoras dentro do RenovaBio. -Quanto mais eficiente o processo produtivo de uma usina, melhor será a nota de eficiência energética ambiental dentro do programa. É preciso entender os processos e explicar isso para os gestores e também para as equipes de operação-, explicou Hollanda.

O diretor da Usina Laguna, Werner Semmelroth, participou do evento e considerou uma importante iniciativa. -Todos aqui buscam informações sobre funciona as prestações de informações dentro do programa. Acredito que todos vão aderir RenovaBio, mas esse é um momento importante para a gente entender como funciona a certificação, a RenovaCalc, enfim, todas as nossas obrigações-.

A programação contou com as especialistas em regulação da ANP, Maria Auxiliadora[ES1] Nobre e Danielle Ornelas, que apresentaram informações sobre as novas resoluções da ANP, fases do processo de certificação e detalhes do preenchimento de formulários para a adesão ao programa, entre eles a RenovaCalc.

Com informações mais detalhadas sobre o processo de certificação, o sócio consultor da Green Domus, Higor do Valle, compartilhou sua experiência com as primeiras unidades que passam pelo processo. -A ideia é trazer um pouco dessas experiências e preparar quem ainda não conhece o programa sobre como funciona a certificação, que é diferente de outras auditorias e exige uma competência técnica-, explicou. Quatro firmas-inspetoras já estão habilitadas para atuarem na certificação das unidades para adesão ao RenovaBio.

RenovaBio

O RenovaBio, concebido pelo Ministério de Minas e Energia está em fase de implementação e busca reconhecer o papel estratégico dos biocombustíveis na matriz energética brasileira. Tem como objetivo estimular uma produção eficiente e sustentável dentro de um processo de substituição dos combustíveis fosseis, com foco na redução da emissão de gases que causam o efeito estufa. A previsão é que o programa passe a valer a partir de janeiro de 2020.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Startups
Ocyan fica entre as empresas que melhor se relacionam co...
18/10/24
Negócio
Descarbonização: Petrobras vende diesel com conteúdo ren...
18/10/24
Pré-Sal
MODEC celebra 10 anos do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24
18/10/24
Espírito Santo
Brasil recebe mais de 400 líderes internacionais em even...
18/10/24
ANP
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP faz consulta pú...
18/10/24
BNDES
Com R$ 500 mi do Fundo Clima, BNDES apoia usina de etano...
18/10/24
Rio de Janeiro
PortosRio e Polícia Federal assinam Termo de Cessão de U...
18/10/24
Hidrogênio
ExxonMobil Brasil e USP colaboram em projeto de transpor...
18/10/24
Biocombustíveis
CETENE e Embrapii se unem para otimizar produção de bioc...
17/10/24
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): ANP aprova novas v...
17/10/24
Firjan
Mais de 100 fornecedores de produtos e serviços particip...
17/10/24
Logística
Temadre passa a receber navios maiores, com capacidade a...
17/10/24
Combustíveis
Etanol fecha valorizado pelo 10º dia consecutivo; Açúcar cai
17/10/24
Reconhecimento
thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul é reconhecida, pelo se...
17/10/24
Sergipe
Petrobras anuncia nova licitação de plataformas do Sergi...
16/10/24
Etanol de milho
BNDES aprova R$ 500 mi para planta de etanol de milho no...
16/10/24
Gás Natural
Petrobras reduz preço do gás natural em 1,41% em relação...
16/10/24
SPE
Segurança Operacional é pauta permanente
16/10/24
Lançamento
Mapa TN de E&P e Logística Offshore 2024
15/10/24
Bacia de Campos
FPSO Maria Quitéria entra em operação no pré-sal da Baci...
15/10/24
Segurança
Shell celebra a 4ª edição do Fórum & Prêmio Shell de Lid...
15/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20