MME

Resultados do GT de transições energéticas são integrados à Declaração de Líderes do G20

O Grupo de Trabalho (GT) teve um papel central nas discussões sobre segurança energética global durante a cúpula. Os resultados das contribuições, negociações e compromissos firmados ao longo do encontro foram divulgados nesta segunda-feira (18/11).

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
19/11/2024 11:47
Resultados do GT de transições energéticas são integrados à Declaração de Líderes do G20 Imagem: Ricardo Botelho/MME Visualizações: 2260

Presidido pelo ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, o Grupo de Trabalho (GT) de Transições Energéticas do G20 teve um papel central nas discussões sobre segurança energética global durante a cúpula. Os resultados das contribuições, negociações e compromissos firmados ao longo do encontro foram incorporados à Declaração de Líderes do G20, divulgada nesta segunda-feira (18/11).

"Durante o G20, o Ministério de Minas e Energia desempenhou uma função estratégica ao defender a necessidade de uma transição energética inclusiva, que leve em conta as diferenças entre as economias desenvolvidas e em desenvolvimento, buscando mitigar os impactos sociais e econômicos nas populações mais vulneráveis. Focamos nossos esforços em identificar soluções que se adaptem à realidade de cada país, e continuaremos trabalhando para alcançar esses objetivos", afirmou o ministro Alexandre Silveira.

Na Declaração de Líderes, os chefes de Estado endossaram os princípios de uma transição energética justa e inclusiva, nos quais o GT destacou a necessidade de elaboração e implementação de políticas domésticas para promover transições energéticas eficazes. Outro resultado importante foi o reconhecimento da relevância do planejamento energético nacional, do fortalecimento das capacidades locais, das estratégias políticas e marcos legais, assim como da cooperação entre diferentes níveis de governo para criar ambientes que atraiam investimentos para as transições energéticas.

Além disso, a Declaração reconheceu a urgência em aumentar os investimentos em todas as fontes e canais financeiros para suprir a lacuna de financiamento das transições energéticas, com especial foco nos países em desenvolvimento.

Os líderes do G20 também ressaltaram a importância de abordagens tecnologicamente neutras, integradas e inclusivas para o desenvolvimento e a implantação de soluções de baixo carbono, incluindo energias renováveis, combustíveis e tecnologias sustentáveis para redução e remoção de carbono. A meta é criar mercados globais escaláveis que acelerem a transição energética, especialmente nos setores de difícil descarbonização.

Por fim, os líderes mundiais se comprometeram a acelerar os esforços para garantir o acesso universal ao cozimento limpo até 2030, por meio da formulação de políticas facilitadoras e do fornecimento de apoio financeiro e tecnológico, com foco na mobilização de recursos para os países em desenvolvimento e o aumento dos investimentos anuais em projetos de cozimento limpo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Comunicação Case
Tirol reposiciona comunicação e lança campanha centrada ...
20/07/26
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Olimpíadas Especiais Brasil celebra Semana da Inclusão
20/07/26
Relatório
Statkraft investe R$ 6 milhões em programas socioambient...
18/07/26
COMUNICAÇÃO + IA
Empresas poderão ser obrigadas a informar quando o atend...
16/07/26
Campanha
Mobil Delvac™ reforça compromisso com a saúde dos caminh...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
Comunicação e Inclusão
Com mais idosos na internet, pesquisa da USP cria diretr...
13/07/26
Comunicação Case
Boiron transforma mães em embaixadoras e aposta em comun...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Cultura
Por que festas nordestinas exigem leitura cultural antes...
10/07/26
Comunicação Case
Essa empresa transformou a marca em uma viagem e levou p...
08/07/26
Energia Elétrica
Thymos Energia avalia Leilão de Transmissão da Aneel
06/07/26
Combustíveis
Os indicadores semanais do CEPEA/ESALQ mostram comportam...
06/07/26
Comunicação Case
Campanha que ajudou a impulsionar criação da maior área ...
06/07/26
Combustível
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Comunicação
De ESG à cultura organizacional: podcast discute o futur...
03/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Bioenergia
Araçatuba (SP) recebe o 19º Congresso Nacional da Bioene...
01/07/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.