Porto de Santos

Retirada de equipamentos da Embraport levará 20 dias

São 11 transtêineres (pórticos que operam contêineres entre o pátio e o costado) e três portêineres (aparelhos que movimentam a carga entre o navio e o cais), que, da China, chegaram no último sábado (13) ao complexo marítimo, e integ

A Tribuna
18/04/2013 11:08
Visualizações: 780
Serão necessários mais 20 dias, pelo menos, para que os novos equipamentos do terminal da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) sejam descarregados na instalação, em fase final de implantação no Porto de Santos. São 11 transtêineres (pórticos que operam contêineres entre o pátio e o costado) e três portêineres (aparelhos que movimentam a carga entre o navio e o cais), que, da China, chegaram no último sábado (13) ao complexo marítimo.

“A grandiosidade dos equipamentos fez com que ocorresse uma megaoperação no Porto”, conta o diretor de operações do terminal, Luis Turbides. Antes de entrar no Canal do Estuário, foi preciso aguardar quase dez dias para que houvesse condições de o navio passar por debaixo dos cabos de energia entre as margens Esquerda (Guarujá) e Direita (Santos).

O peso também influenciou. Sem capacidade de manobra, o navio que trazia os aparelhos, com mais de 5 mil toneladas, precisou do apoio de quatro rebocadores para levá-lo, em segurança, até o atracadouro do terminal. Lá foi instalado o primeiro lote destes equipamentos, que veio no início de fevereiro. Agora, eles passam pelos testes operacionais.


Desembarque

A 60 metros de altura (como se estivesse em cima de um prédio de 20 andares), sobre o portêiner, um técnico orienta outro, no chão. Diferentemente dos transtêineres (que têm rodas), eles precisam ser retirados em trilhos provisórios - e colocados nos locais definitivos. Cada unidade demora um dia inteiro para ser desembarcado.

Todos os equipamentos chegam soldados à embarcação, que atravessou o globo em dois meses para chegar até o Porto de Santos. Eles são soltos, inclusive dos cabos de aço, em até três dias depois da atracação.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
Petrobras
Caracterização geológica do Pré-Sal com projeto Libra Ro...
03/03/26
Resultado
Espírito Santo retoma patamar de produção e ABPIP aponta...
03/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Economia
Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal pa...
03/03/26
Dia Internacional da Mulher
Cladtek lança programas para ampliar oportunidades para ...
03/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.