Edição deste ano reúne empresários e políticos para discutir a posição do país diante da nova ordem global, no dia 8 de dezembro, em São Paulo, e apresenta estudo inédito sobre a transformação digital no Brasil
Redação TN Petróleo/AssessoriaO quadro mundial passa por uma mudança econômica e política -- em decorrência dos impactos de uma pandemia e diante de uma guerra entre Rússia e Ucrânia -- e como o Brasil se coloca neste cenário? Esta e outras questões estarão presentes nos debates do Congresso Brasil Competitivo 2022, que será realizado na quinta-feira, 8 de dezembro. O encontro, promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), irá discutir as perspectivas dos setores público e privado sobre as oportunidades do Brasil em relação a outras nações. A edição deste ano ocorrerá na Casa Natura, em São Paulo e terá como tema "O Brasil e a nova ordem mundial" e reúne representantes dos setores produtivos e importantes figuras da política atual para falarem sobre o que esperar da economia nacional e internacional nos próximos anos.
"O tema escolhido para o congresso é extremamente pertinente já que, com o arrefecimento da pandemia, há um rearranjo natural das relações geopolíticas e comerciais entre os países. As circunstâncias adicionais, como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, nos chamam a atenção para o risco da dependência de poucas fontes de abastecimento e, se a crise veio para evidenciar as fragilidades de uma ordem mundial em reconstrução, este reequilíbrio pode representar uma janela de oportunidades ao Brasil", explica o presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau (foto).
Luiz de Mello, diretor do Departamento de Estudos Políticos de Economia da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é um dos convidados do Congresso e coordena equipes de estudos de políticas, fomentando a concepção e implementação de análises e políticas que promovam crescimento econômico mais forte, justo e inclusivo nos países membros e parceiros. No evento, o executivo que também supervisiona políticas, perspectivas econômicas de curto e longo prazo, finanças públicas e política macroeconômica pela OCDE debaterá sobre o tem "Pilares do crescimento sustentável".
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) marcará presença no primeiro painel, "Como posicionar o Brasil no cenário mundial?". Formado em Direito, Leite foi governador do Rio Grande do Sul entre 2019 e 2022 e conseguiu ser reeleito novamente no pleito deste ano.
O evento também contará com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que ocupa o cargo pelo segundo mandato (2009-2016). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Paes debaterá o painel "Educação para a Competitividade" durante o evento. Em sua vida política atuou como Secretário Estadual de Turismo Esporte e Lazer, se elegeu como vereador (1997-1999) e, posteriormente, como deputado federal (1999-2007) pelo Rio de Janeiro.
Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, estará no evento no Painel 3, "Economia verde e o futuro do país". Ele está indo para o terceiro mandato a frente do estado, além de ter sido vice-governador, deputado estadual, deputado federal e senador.
Gerdau ressalta que o país só tem a ganhar com os debates proporcionados pelo congresso. "São trocas de ideias de altíssimo nível, com pessoas que pensam um Brasil melhor, com mais oportunidade de negócios e, consequentemente, com avanço na qualidade de vida da população", diz Gerdau. "Nós, do MBC, estamos muito orgulhosos em proporcionar esse intercâmbio de possibilidades com participantes tão qualificados", completa Tatiana Ribeiro, diretora-executiva do Movimento Brasil Competitivo.
Além da presença da diretoria executiva do MBC, marcarão presença no evento representantes dos setores público e privado, além de membros da sociedade civil com o objetivo de debater a melhoria no ambiente de negócios, a gestão de um Estado mais eficiente e a novas oportunidades de mercados por meio da sustentabilidade ambiental. O propósito dos debates é fomentar um ambiente positivo que contribua para um Brasil mais competitivo nos próximos anos.
Na programação do Congresso estão previstos ainda, painéis e keynotes que abordarão temas como "Educação para a Competitividade" e "Economia verde e o futuro do país". Além disso, no Congresso Brasil Competitivo 2022 será lançado o estudo "Transformação digital, produtividade e crescimento econômico", desenvolvida pelo MBC em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Baseado na metodologia do Office for National Statistics (2015), do Reino Unido, o levantamento inédito apresenta em detalhes os impactos positivos agregados ao alto potencial da transformação digital, driver para a produtividade e crescimento econômico, e propõe a elaboração de uma agenda nacional estratégica para criar condições que potencializem a digitalização em diversos segmentos empresariais e econômicos.
Entre os nomes confirmados estão Jorge Gerdau, presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo; Luiz Fernando Furlan, ex-ministro da Indústria, Comércio e Serviços; Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura; Rogério Zampronha, CEO da Prumo Logística; e Marina Cançado, CEO da Future Carbon Group, entre outros. Haverá, ainda, a presença de representantes da Frente Parlamentar para Um Brasil Competitivo.
Confira a programação completa clicando AQUI.
SERVIÇO
Congresso Brasil Competitivo
Data: 8 de dezembro
Horário: das 14h às 18h
Local: Casa Natura Musical -- Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros. São Paulo, SP
Fale Conosco
22