Serviços

Retração de serviços desacelera no Brasil em setembro mas demanda fraca continua pesando

Reuters - 05/10/2016
05/10/2016 14:51
Visualizações: 775

A contração do setor de serviços do Brasil perdeu força em setembro porém a fraqueza da demanda ainda impede uma virada já que continua a inibir a entrada de novos negócios, apontou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada pelo Markit nesta quarta-feira.

O PMI de serviços do Brasil subiu em setembro a 45,3 sobre 42,7 no mês anterior, indicando uma queda acentuada no volume de produção ao permanecer abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração mas indicando um ritmo mais lento de redução.

Das seis áreas do setor de serviços monitoradas, somente a de Intermediação Financeira registrou crescimento, de acordo com o Markit.

Os entrevistados apontaram que o nível de desemprego no país e as condições lentas do mercado continuaram a limitar a demanda, provocando portanto a redução na entrada de novos negócios.

"Com o desemprego ainda elevado e a economia em estado frágil, é improvável que uma virada iminente na demanda (do setor privado) possa acontecer e seja sustentada antes que grandes reformas aconteçam", avaliou a economista do Markit Pollyanna De Lima, em nota.

A entrada de novos trabalhos cresceu nas categorias de Intermediação Financeira; Hotéis e Restaurantes; e Correios e Telecomunicações, mas isso não foi suficiente para compensar as perdas vistas em Aluguéis e Atividades de Negócios; Transporte e Armazenamento; e Outros Serviços.

Isso aconteceu mesmo com as empresas reduzindo os preços cobrados pelo sexto mês seguido, ainda que por uma taxa modesta, como tentativa de estimular a demanda e devido a pressões da concorrência.

"Os fornecedores de serviços reduziram seus preços cobrados por seis meses seguidos apesar dos fortes aumentos nos custos. Essa tendência insustentável vai em breve acabar já que as empresas tentarão proteger as margens de lucro e ficarão sem opção a não ser repassar a alta dos custos aos consumidores", destacou Pollyanna.

Em meio às dificuldades enfrentadas e buscando cortar custos, os fornecedores de serviços diminuíram o número de funcionários por uma taxa acentuada em setembro, sendo as mais afetadas as empresas de Transporte e Armazenamento.

Ainda assim, os fornecedores de serviços brasileiros esperam crescimento da produção nos próximos 12 meses, com o otimismo chegando ao maior nível em quase três anos devido às expectativas de mudanças nas condições econômicas.

A contração da indústria também perdeu força em setembro, e por isso o PMI Composto do país subiu a 46,1 de 44,4 em agosto, porém permanecendo abaixo da marca de 50.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25