Tecnologia

Richa Filho visita centro de simulação aquaviária da Marinha

O secretário de Infraestrutura e Logística do estado do Paraná conheceu a tecnologia de ponta utilizada pelo CSA e que pode ser aplicada na modernização dos portos do estado. A intenção é aplicar a tecnologia em equipamentos e na qualifica

APPA
04/06/2012 16:51
Visualizações: 702 (0) (0) (0) (0)
O secretário de Infraestrutura e Logística do estado do Paraná, José Richa Filho, visitou o Centro de Simulação Aquaviária (CSA), na sede do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), no Rio de Janeiro. O secretário conheceu a tecnologia de ponta utilizada pelo CSA e que pode ser aplicada na modernização dos Portos do Paraná.

“A baía de Paranaguá e Antonina é a segunda maior do Atlântico Sul, quatro vezes maior que a baía de Guanabara. Precisamos investir em tecnologia para usar de forma adequada e em harmonia com o meio ambiente esta riqueza natural”, afirmou Richa Filho.

Participaram da reunião os diretores financeiro e técnico da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Carlos Roberto Frisoli e Paulinho Dalmaz, além do diretor da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Aldair Petry. Os representantes paranaenses foram recebidos pela diretoria do Sindmar e da Fundação Homem do Mar, instituição de educação e pesquisa ligada ao sindicato.

“A intenção do secretário é modernizar os portos. Para isso, estamos buscando parceria com o Sindmar e o CSA, que são entidades certificadas que oferecem a mais alta tecnologia aquaviária. Pretendemos aplicar essa tecnologia não apenas em equipamentos, mas principalmente na qualificação do nosso pessoal”, afirma Dalmaz.

Também criado pelo Sindmar, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o CSA é o mais avançado centro de simulação do mundo. Além de disponibilizar tecnologia e treinamento, o Centro auxilia no desenvolvimento de projetos na área portuária. “A tecnologia dos simuladores podem nos auxiliar no monitoramento ambiental, no controle de tráfico marítimo e também nos permite evitar prejuízo nas obras de ampliação”, resume o diretor da Appa.


Demonstração

Os paranaenses assistiram a um exercício simulado no Passadiço 1 - com uma embarcação offshore (fora do porto) na Bacia de Campos - e no Passadiço 2 - com um navio de cabotagem no porto de Salvador, numa operação com quatro rebocadores. Entre os simuladores, eles se impressionaram com a capacidade do VTS e PISCES.

O Vessel Traffic Service (VTS) é utilizado para aumentar a segurança da navegação, a eficiência do tráfego de navios e a proteção do meio ambiente. De acordo com o CSA, “o serviço tem a capacidade de interagir com todas as embarcações em uma determinada área e responder a eventos que se desenvolvam na zona controlada”.

Ainda segundo o CSA, o PISCES - Potential Incident Simulation, Control and Evaluation System - “provê as informações necessárias para a elaboração e análise de um Plano de Contingência e do Plano de Emergência Individual (PEI), análise de risco operacional e cálculo de número de equipamentos a serem usados no combate a poluição por Hidrocarbonetos. A aplicação é desenvolvida para suportar exercícios focados em respostas a derrames”.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22