Os novos diretores de Abastecimento, José Carlos Cosenza, e de Engenharia, Tecnologia e Materiais, Richard Olm, foram empossados na manhã de terça-feira (8) pela presidente da Petrobras, Graça Foster.
O evento, realizado na sede da companhia, no Rio de Janeiro, contou com a participação dos diretores Financeiro e de Relações com Investidores, Almir Barbassa; de Exploração e Produção, José Miranda Formigli Filho; de Gás e Energia, José Alcides Santoro Martins; do gerente executivo José Carlos Amigo, representante do diretor da Área Internacional, Jorge Luiz Zelada; dos presidentes da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto; da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto; e da Transpetro, Sergio Machado, além de gerentes e técnicos da companhia.
Funcionários de carreira, formados em engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com ampla experiência como executivos na empresa, os novos diretores destacaram o desafio do cargo.
Richard Olm, ex-gerente geral de Exploração e Produção (E&P) da Bahia, ex-diretor da Gaspetro e, mais recentemente, gerente executivo de E&P, lembrou o ingresso na companhia. “Quando comecei na Petrobras, a empresa já me parecia enorme. Agradeço a confiança com compromisso de contribuir cada vez mais com a superação de desafios que marca a trajetória da Petrobras”, afirmou o diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais.
José Carlos Cosenza foi gerente geral das refinarias Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e Paulínia (Replan), em São Paulo. Antes de assumir a diretoria de Abastecimento, era gerente executivo de Refino. "Espero contribuir para a melhoria dos resultados da empresa buscando sempre a integração entre as áreas e a produtividade, com respeito ao meio ambiente. Fiquei sensibilizado com a indicação para o cargo e não tenho dúvidas de que tudo que realizei até hoje foi com a ajuda inestimável dos meus colegas", avaliou o diretor.
A presidente Maria das Graças Silva Foster ressaltou a dificuldade da escolha. ”É muito difícil apresentar nomes para substituir colegas queridos como Renato Duque e Paulo Roberto. Acompanho o trabalho espetacular do Cosenza, que tem inúmeras virtudes, muitas delas intangíveis, e foi isso que definiu sua escolha”, disse a presidente. “Richard Olm é uma pessoa firme e habilidosa, que possui virtudes que não constam em currículo, como a vivência que explicita seu talento", concluiu Graça Foster.