WEC 2019

Rio é candidato a sediar Congresso Mundial de Energia de 2019

Redação/ Assessoria
23/09/2014 10:47
Rio é candidato a sediar Congresso Mundial de Energia de 2019 Imagem: Marcelo Hom / Divulgação Sedeis Visualizações: 103

Com o apoio do Governo do Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) apresentou a integrantes do corpo consular no Rio o projeto da candidatura da Cidade Maravilhosa, nesta segunda-feira, no Palácio Guanabara.

Se a proposta for vencedora, será a primeira vez que uma cidade brasileira abrigará o evento, e a segunda a ocorrer na América Latina. O Rio está na disputa com Abu Dabi (Emirados Árabes Unidos) e São Petersburgo (Rússia). 

A candidatura do Rio ao WEC 2019 é liderada pelo IBP. Na reunião, coordenada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, e pelo subsecretário estadual de Relações Internacionais, Pedro Spadale, o secretário-geral do IBP, Milton Costa Filho, fez um relato sobre a campanha do Rio - iniciada em março deste ano.

O objetivo do encontro no Palácio Guanabara foi sensibilizar os membros dos consulados no Rio, para que eles mobilizem as representações de seus países no Conselho Mundial de Energia para votar no Rio.

Cada país tem direito a um voto. "O Brasil tem uma matriz energética muito diversificada e uma grande vantagem tecnológica na área de petróleo", acrescentou, como alguns dos atrativos da proposta brasileira, o secretário-geral do IBP. 

O próximo Congresso Mundial de Energia será realizado em 2016, em Istambul, na Turquia. Organizador do Congresso Mundial de Energia, o World Energy Council é privado, reúne 3 mil organizações distribuídas por 92 países, tem sede em Londres e foi criado em 1923.

A única vez em que o Congresso Mundial de Energia ocorreu na América Latina foi em 2001 - quando o evento aconteceu em Buenos Aires. 

A decisão sobre a escolha do local do congresso de 2019 ocorrerá no fim de outubro deste ano, em um encontro do World Energy Council, em Cartagena, na Colômbia. 

Para tornar a candidatura do Rio vitoriosa, o Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia se associou ao IBP, com vistas a aproveitar a experiência do instituto na realização de eventos.

De acordo com Milton Costa Filho, o Brasil foi o único país a enviar representantes de sua candidatura a todos os eventos regionais do World Energy Council no exterior. 

Além de destacar que o Rio cada vez mais pretende ser uma cidade internacional, o secretário Julio Bueno ressaltou o entusiasmo dos participantes da campanha, de  trazer um evento tão importante para o país.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Norsul reduz emissões de 13 mil toneladas de CO₂ com tec...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
Portos de Imbituba e Laguna apresentam potencial logísti...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Resultado
Petrobras lucra R$ 52,4 bilhões no segundo trimestre de 2026
07/08/26
Margem Equatorial
Firjan SENAI leva para o Amapá o programa Rede de Oportu...
07/08/26
Bacia de Santos
Oil States assina contrato para fabricação dos Jumpers R...
06/08/26
Internacional
Tarifaço EUA, Firjan Internacional elabora cartilha de a...
06/08/26
Bacia de Campos
Projeto Raia avança com novos marcos em um dos principai...
06/08/26
Drilling
Foresea completa 3 anos de liderança com frota contratad...
05/08/26
SOG 2026
SOG26 supera a edição anterior e reforça o papel estrat...
03/08/26
Pessoas
Shell Brasil inicia novo ciclo de liderança com João San...
03/08/26
Offshore
NUCLEP realiza novas entregas de estacas torpedo para a ...
03/08/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
Logística
Porto de Imbituba recebe navio porta-contêineres de 336 ...
27/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.