Firjan

Rio é o primeiro estado a internalizar o Repetro Industrialização com estímulo à economia local

Redação/Assessoria Firjan
18/06/2020 15:08
Rio é o primeiro estado a internalizar o Repetro Industrialização com estímulo à economia local Imagem: TN Petróleo Visualizações: 2015

Isonomia tributária para o Rio de Janeiro e maiores condições de competitividade com outros estados e com o mercado internacional de petróleo serão trazidas com a Lei nº 8.890/2020,aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Essa foi a conclusão de mais uma edição da Websérie Óleo e Gás, promovida pela Firjan. O encontro reuniu especialistas para debater as regras do Repetro Industrialização, seu atual cenário e como a indústria irá se adequar.

Com a sanção da lei estadual, bens e equipamentos destinados à indústria de petróleo poderão ser importados ou adquiridos no mercado interno com a redução da base de ICMS em 3%. Lycia Braz, membro da Comissão Especial de Assuntos Aduaneiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), destacou o pioneirismo do Rio, primeiro estado da federação a internalizar o regime do Repetro Industrialização.

Publicidade

“Saímos na frente nessa corrida, por conta de nossa posição logística. Essa é uma legislação muito relevante, já que concentramos a maior atividade de produção e exploração de petróleo do país. A lei traz segurança jurídica para os investidores e, no momento atual de pandemia, ter um benefício fiscal voltado a estimular a economia local é fundamental”, analisou.

Bruno Fonti, gerente Tributário Internacional da Petrobras, destacou a importância da desoneração do investimento. “Essa não é uma questão apenas brasileira, mas mundial. A indústria de Óleo e Gás é de alto risco e a desoneração é crucial para redirecionar os gastos para inovação e tecnologia”, frisou.

Fonti sublinhou ainda a necessidade de regulamentação da lei em outros estados. “É preciso que a saída do produto intermediário ou da matéria-prima desses estados siga a mesma linha do Repetro Industrialização implantado no Rio, para que tenhamos uma harmonia do sistema como um todo”, argumentou.

Otacílio Barbosa, gerente Tributário da TechnipFMC, elogiou o caráter enxuto da lei, composta de 12 artigos. “O que falta agora é a regulamentação pelo Executivo e a definição da forma de recolhimento do ICMS, além da comunicação com a cadeia produtiva. Precisamos ser rápidos para fazer essa desoneração acontecer. Mas estamos hoje em um cenário bem melhor, com ferramentas importantes em nossas mãos, sobretudo considerando o cenário de crise”.

“Ainda há muitos desafios e o Rio não pode perder novas oportunidades. Louvemos a lei do modo como ela saiu hoje, mas temos que manter o senso de urgência e não deixar para depois essa regulamentação”, complementou André Carvalho, sócio da Veirano Advogados.

Acesse a playlist Websérie Óleo e Gás em

https://www.youtube.com/playlist?list=PLrU28uWBDTQAtoIRokLyeqXr9PF1ZURxY .

Divulgação

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23