Inovação

Rio ganha Núcleo Estadual de Inovação

O Sistema Firjan promoveu ontem (30/06), o lançamento do Núcleo Estadual de Inovação do Rio de Janeiro, no âmbito da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Os núcleos têm como missão mobilizar a direção das empresas para a inovação, capacitar profissionais e instituições para

Redação
01/07/2011 10:00
Visualizações: 896
O Sistema Firjan promoveu ontem (30/06), o lançamento do Núcleo Estadual de Inovação doRio de Janeiro, no âmbito da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Os núcleos têm como missão mobilizar a direção das empresas para a inovação, capacitar profissionais e instituições para prestarem serviços de apoio à inovação e auxiliar as empresas a incorporarem a inovação em seu planejamento, com foco nos resultados.

 
Para Fernando Sandroni, presidente do conselho empresarial de tecnologia do Sistema Firjan, a indústria se tornou o principal foco da inovação tecnológica. “Para isso, damos apoio direto ao empresário, através das caravanas tecnológicas sobre financiamento para a inovação, e ainda realizamos workshops de capacitação profissional”, explicou.

 

“Um bom exemplo de ação do Sistema Firjan foi o edital de design e inovação, lançado no fim do ano passado, fruto de uma parceria Firjan, Sebrae-RJ e Faperj. O edital destinou R$2,7 milhões em recursos não reembolsáveis para as empresas fluminenses, beneficiando 20 bons projetos. Um sucesso”, completou Sandroni.

 

O dirigente destacou que o lançamento deste novo Núcleo Estadual de Inovação complementará o trabalho desenvolvido pelo Sistema Firjan que, desde 1999, incentiva e dissemina a Inovação no setor empresarial.

 
Eliana Emediato de Azambuja, coordenadora de gestão tecnológica do Ministério da Ciência e Tecnologia, por sua vez, ressaltou que o ministério é parceiro da MEI desde o primeiro momento. “Outra parceria que estamos fazendo com a MEI é a do Prêmio Nacional da Inovação. Este prêmio será entregue dia 3 de agosto, durante o 4º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, em São Paulo”.

 

Para José Augusto Coelho Fernandes, diretor executivo da CNI, o lançamento desse núcleo poderá beneficiar o desenvolvimento local. “O Rio de Janeiro não é somente a capital da energia, mas igualmente a capital potencial da inovação”, elogiou.

 

“Estamos aqui como parceiro no desenvolvimento desse movimento tendo como protagonistas o setor empresarial”, acrescentou João Carlos Ferraz, vice-presidente do BNDES.

 

Fernandes, então, fez a apresentação sobre a Mobilização Empresarial pela Inovação. De acordo com ele, a meta do MEI é aumentar a participação dos empresários na agenda de inovação, parte central das políticas industriais do país. “É nela onde estão inseridas as ações determinantes que poderão gerar aumento de produtividade e competitividade no setor industrial”, opinou.

 

Os desafios da MEI são os de fazer da inovação tema prioritário para a alta direção das empresas; estimular o protagonismo dos líderes empresariais; contribuir para a estruturação da Iniciativa Nacional pela Inovação; reproduzir o êxito do Prêmio Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP); e aprimorar as políticas públicas de apoio à inovação.

 

Na palestra "Inovar e Investir para Competir", Ferraz, do BNDES, destacou ser fundamental inovar para assegurar a estabilidade macroeconômica, aumentar a produtividade e gerar novos produtos e serviços, para assim elevar a competitividade das empresas no país e em mercados globais; gerar mais e melhores empregos; e atender às demandas da sociedade, quais sejam educação, saúde, meio ambiente, complexos urbanos, defesa; além de reduzir as desigualdades sociais e regionais do Brasil.

 

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) é o movimento que visa aprimorar e incorporar a gestão da inovação nas empresas brasileiras, e ampliar a efetividade dos instrumentos públicos de fomento à inovação no país. Também é articulada e liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No total, serão 27 núcleos estaduais de inovação, sendo que 22 já estão instalados, enquanto cinco ainda estão em fase de instalação.

 

O diretor superintendente do Sebrae RJ, César Vasquez, também prestigiou o evento, além de empresários e estudantes.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.