Porto de Rio Grande

Rio Grande do Sul anuncia construção de terminal de regaseificação

<P>As obras serão feitas junto ao porto de Rio Grande, em uma área de 20 hectares. A intenção é de que a usina térmica participe de um leilão de energia já em 2010, para começar a operar em 2012 ou em 2013 - na verdade, as datas vão depender das concessões de licenças ambientais. Com ess...

Assessoria RGS
18/12/2008 22:00
Visualizações: 416

As obras serão feitas junto ao porto de Rio Grande, em uma área de 20 hectares. A intenção é de que a usina térmica participe de um leilão de energia já em 2010, para começar a operar em 2012 ou em 2013 - na verdade, as datas vão depender das concessões de licenças ambientais. Com esse projeto, o Rio Grande do Sul passa a ser uma nova fonte energética para o Brasil, afirmou Yeda.

O empreendimento da GENV não exclui o Rio Grande do Sul da disputa pelo terminal de regaseificação de GNL da Petrobras. Apesar de a estatal garantir que analisa 15 pontos em toda a costa brasileira - o terminal será offshore -, Rio Grande do Sul e Santa Catarina despontam como prováveis destinos do investimento. Caso seja instalado em águas gaúchas, o empreendimento da Petrobras não deverá concorrer diretamente com a GENV. Esse terminal da estatal será construído para atender uma demanda de energia já vendida, em leilão que já aconteceu, destaca Marco Tavares, sócio-diretor da GENV.

Márcio Biolchi, secretário estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, reforçou o coro de que o projeto da GENV não exclui a possibilidade da Petrobras. Segundo ele, a novidade deverá até favorecer o empreendimento pretendido pelo governo - já que poderá atender as demandas da exploração da camada pré-sal. Não fomos contemplados com petróleo, mas poderemos suprir demandas como essa, de regaseificar o que for extraído em outros estados, afirma Biolchi.

Enquanto a exploração do pré-sal não começa - a previsão remete apenas a 2014 -, o Tergás, como será chamado o projeto da GENV, irá comprar gás liquefeito de outros países. Entre os possíveis fornecedores, que serão revelados somente depois de 2010, estão empresas da Argélia, Venezuela, Egito, Guiné Equatorial, Angola, Catar e outras origens. A operação viabilizará o abastecimento de usinas térmicas, substituindo o uso do carvão. O projeto inclui, ainda, uma parceria que deverá levar um duto até a cidade de Candiota, abastecendo as usinas térmicas do município.

Para transportar gás para Porto Alegre e Uruguaiana, a construção de dutos dependerá de investimentos da Sulgás e da Transportadora Sul Brasileira de Gás (TSB). O volume de gás natural liquefeito que chega ao Rio Grande do Sul atualmente é de 2,3 mm3/dia. A capacidade será triplicada, já que o novo terminal poderá fornecer 6 mm3/dia.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
TotalEnergies e ExxonMobil arrematam cargas de Atapu e d...
31/07/26
SOG 2026
Sebrae Sergipe fortalece pequenos negócios e amplia cone...
31/07/26
SOG 2026
Eneva reforça compromisso com Sergipe e destaca expansão...
31/07/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
AZ-TECH apresenta soluções de engenharia industrial no S...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
SOG 2026
Diretora da Petrobras abre o Sergipe Oil & Gas com anál...
30/07/26
Firjan
Agrega + Indústria reúne entidades, empresas e governo p...
29/07/26
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.