Posse

Rodrigo Lemos assume a Diretoria de Inovação e Novos Negócios da Ocyan

Redação TN Petróleo/Assessoria
17/02/2021 17:54
Rodrigo Lemos assume a Diretoria de Inovação e Novos Negócios da Ocyan Imagem: Divulgação Visualizações: 2805

O processo de planejamento estratégico para o triênio 2021-2023 trouxe para a Ocyan algumas reflexões e oportunidades que buscam posicionar a companhia como um agente de transformação no mercado em que atua. Com isso, agendas importantes como a de Inovação ganham uma relevância ainda maior na estratégia de crescimento sustentável da empresa. Como consequência destas reflexões a Ocyan anuncia a criação da nova diretoria de Inovação e Novos Negócios. A novidade faz parte da estratégia da companhia com visão de médio e longo prazos.

A nova diretoria buscará novas tecnologias que possam impulsionar o crescimento nos próximos anos utilizando a inovação como carro-chefe. “O setor de óleo e gás sempre foi marcado pela busca permanente por inovação e temos contribuído com esse aumento de performance ao oferecer constantemente novas tecnologia ao mercado. A nova diretoria será fundamental para potencializar esse processo, acelerando a transformação da Ocyan e viabilizando a conquista de novos negócios”, destaca o CEO da Ocyan, Roberto Bischoff.

A nova área, que ganhará uma equipe totalmente dedicada à inovação e desenvolvimento de novos negócios, será liderada pelo executivo Rodrigo Lemos (foto), que se reportará diretamente ao CEO da empresa. Roberto Bischoff lembra que as mudanças internas fortalecem ainda mais a cultura da Ocyan e a busca por investir, desenvolver e dar novas oportunidades a seu corpo de integrantes.

DivulgaçãoNo radar

A transformação digital na empresa já percorreu um longo caminho. Há dois anos, foi criado o programa Ocyan Waves que lançou desafios das diversas áreas da companhia ao ecossistema de startups nacionais e internacionais em busca de soluções inovadoras para questões que não eram respondidas pelos fornecedores tradicionais. Nas duas edições, foram mobilizadas 229 startups de todas as regiões do país. Após um processo de amadurecimento de cada proposta, a partir do trabalho conjunto dos técnicos da Ocyan com os empreendedores, oito projetos foram aprovados e as startups incluídas no cadastro de fornecedores. “Nos dois anos de Ocyan Waves, conseguimos melhorar a performance e eficiência dos ativos e seus respectivos resultados”, lembra Roberto Bischoff.

A busca por inovação ao longo dos últimos anos também resultou na criação de soluções que foram fundamentais para aprimorar o trabalho nas embarcações durante a pandemia. A tecnologia Ocyan SMART (Sistema de Monitoramento Avançado Real Time), por exemplo, possibilita o monitoramento à distância e em tempo real dos dados da frota de sondas por meio do uso intensivo de inteligência artificial. Com o sistema o monitoramento das operações é realizado sem necessidade dos integrantes estarem no Centro de Decisões da Ocyan, localizado em Macaé (RJ).

Outra novidade foi a implantação na sonda Norbe VIII do Rig View 360º, sistema baseado no conceito do “Google Street View”, capaz de proporcionar uma navegação virtual e à distância por toda a área interna da embarcação. A Norbe VIII é a primeira sonda de perfuração de águas ultra profundas no país a contar com a ferramenta, que viabiliza à equipe onshore da Ocyan desempenhar atividades ou realizar verificações à distância sem que esses integrantes tenham que enfrentar todo o processo logístico de embarque.

“O processo de criação e integração de tecnologias produzidas internamente àquelas desenvolvidas em parceria, principalmente com o ecossistema de startups, se mostrou extremamente positivo do ponto de vista da melhoria da performance dos ativos. Agora ele nos permite desdobrar o conhecimento adquirido para voos mais altos. Com isso, a Ocyan amplia seu perfil para uma empresa em busca de opções tecnológicas que possam gerar novos negócios”, conclui Roberto Bischoff.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oferta Permanente
PPSA passa a gerir 36 contratos de partilha após resulta...
08/10/26
Resultado
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 6º Ciclo tem maior...
08/10/26
Leilão da ANP
Firjan destaca os resultados positivos do leilão de Part...
07/10/26
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
07/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
07/10/26
ANP
4º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP tem set...
07/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
07/10/26
Biometano
ABiogás alerta sobre risco de perda de lastro para emiss...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
Gás Natural
ANP divulga relatório da consulta pública sobre Programa...
05/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
Gás Natural
Firjan celebra acordo para efetivar abertura do mercado ...
03/10/26
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
02/10/26
Biometano
Corredor Verde com 100 caminhões a biometano e pontos de...
02/10/26
Gasodutos
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
02/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
Agronegócio
Agro diversifica matriz energética e busca alternativas ...
02/10/26
Firjan
Manifesto Firjan defende o voto consciente em 4 de outubro
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25