Ampliação

Rússia pretende diversificar rotas de exportação de energia

A Rússia vai continuar a diversificar as rotas de exportação de hidrocarbonetos, declarou nesta segunda-feira o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

Agência Lusa
06/04/2009 09:13
Visualizações: 664

A Rússia vai continuar a diversificar as rotas de exportação de hidrocarbonetos, declarou nesta segunda-feira o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

 

“No ano passado, começou a extração industrial de petróleo na nova região petrolífera do Leste da Sibéria e entrou em funcionamento o primeiro trecho do oleoduto Sibéria do Leste–Oceano Pacífico”, anunciou Putin, ao apresentar, pela primeira vez na história do país, um relatório anual do governo ao parlamento.

 

Dentro de algumas semanas “o oleoduto chegará à fronteira chinesa e continuaremos a avançar”, frisou.

 

O acordo russo-chinês, que prevê a construção de um ramal do gasoduto “Sibéria do Leste–Oceano Pacífico” até à China e o fornecimento de petróleo russo a esse país a longo prazo, foi assinado em 17 de fevereiro.

 

Além disso, o documento prevê também que Pequim concederá um empréstimo de US$ 15 bilhões à petrolífera russa Rosneft e US$ 10 bilhões a Transneft.

 

A Rússia deverá fornecer ao país vizinho 15 milhões de toneladas de petróleo por ano.

 

O premiê russo destacou que a Rússia continua a avançar com os projetos dos gasodutos Nord Stream, South Stram, Cáspio e Burgas-Alexandropolis.

 

“Claro que nem todos os países do mundo estão interessados em que os novos tubos entrem em funcionamento”, continuou Putin, acrescentando que “os projetos em questão estão em conformidade com as normas ecológicas mais rigorosas” e “contribuem para a segurança energética global”.

 

Ele reafirmou que “são contraproducentes” as tentativas de marginalizar a Rússia do processo decisório no âmbito energético e de menosprezar os seus interesses legítimos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
ANP fará consulta e audiência públicas sobre credenciame...
09/10/26
Combustível
ANP retoma restrição à venda de biodiesel entre distribu...
09/10/26
Logística
Corredor Verde inicia operação e cria eixo de biometano ...
08/10/26
Pessoas
CEO da Necta assume presidência do Conselho do CIBiogás ...
08/10/26
Oferta Permanente
PPSA passa a gerir 36 contratos de partilha após resulta...
08/10/26
Resultado
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 6º Ciclo tem maior...
08/10/26
Leilão da ANP
Firjan destaca os resultados positivos do leilão de Part...
07/10/26
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
07/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
07/10/26
ANP
4º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP tem set...
07/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
07/10/26
Biometano
ABiogás alerta sobre risco de perda de lastro para emiss...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
Gás Natural
ANP divulga relatório da consulta pública sobre Programa...
05/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
Gás Natural
Firjan celebra acordo para efetivar abertura do mercado ...
03/10/26
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
02/10/26
Biometano
Corredor Verde com 100 caminhões a biometano e pontos de...
02/10/26
Gasodutos
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
02/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25