Cessão Onerosa

Sai o edital e modelo de contrato de partilha de produção da Rodada de Licitações do Excedente da Cessão Onerosa

Redação/Assessoria ANP
09/09/2019 07:48
Sai o edital e modelo de contrato de partilha de produção da Rodada de Licitações do Excedente da Cessão Onerosa Imagem: Divulgação Visualizações: 1941

A ANP publicou na sexta-feira (6/9) o edital e o modelo do contrato de partilha de produção da Rodada de Licitações do Excedente da Cessão Onerosa, prevista para ser realizada no dia 06 de novembro. Os documentos passaram por consulta e audiência públicas, nas quais a Agência recebeu 321 contribuições. Os documentos estão disponível no site das rodadas.

O edital incorpora os mecanismos de incentivo para aumento da atratividade do leilão aprovados pela Resolução nº 20 do Conselho Nacional de Política Energética, publicada também nesta data.

As principais alterações realizadas no edital em relação pré-edital foram:

- A ANP determinará o acordo de coparticipação (ACP), de acordo com as melhores práticas da indústria, caso as partes não o assinem voluntariamente;

- Possibilidade de existir um pré-acordo estabelecendo os termos e condições que permitam às licitantes vencedoras obter acesso a um percentual da produção de área coparticipada no período entre a assinatura do Contrato de Partilha de Produção (CPP) e a do ACP.]

- Possibilidade de que as empresas comecem a negociar o ACP antes da assinatura dos contratos de partilha.

- Possibilidade de parcelamento do bônus de assinatura condicionado a um ágio superior a 5% na oferta.

- Aprimoramento das regras de aproveitamento de documentos expedidos no exterior, de forma a evitar custos desnecessários.

Já no contrato, no Anexo VIII, foram incluídas questões relativas ao funcionamento do Comitê Operacional, além de trecho especificando que as operações realizadas com o consentimento de todos os contratados, mas sem a concordância da gestora, terão tratamento de operações com risco exclusivo. Também foi revisada a redação para adaptá-la às normas do CNPE e MME e às mudanças regulatórias da própria Agência.

A Rodada de Licitações do Excedente da Cessão Onerosa, que ofertará 4 blocos na bacia de Santos (Atapu, Búzios, Itapu e Sépia), representa um marco para a indústria de petróleo e gás brasileira

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Prorrogado para 21/9 o prazo para inscrições no Prêmio A...
03/09/26
Saúde e Bem-estar
Nova clínica no Rio mira demanda de saúde ocupacional da...
03/09/26
ABPIP
Produtores independentes apresentam a candidatos ao Gove...
03/09/26
Bacia de Santos
Shell Brasil adquire participação no bloco exploratório ...
02/09/26
ROG.e 2026
Merax confirma participação na ROG.e 2026 com soluções p...
02/09/26
ANP
Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026: anunciadas as seis e...
02/09/26
Mercado Livre
Comerc Energia celebra 25 anos com solidez financeira, e...
02/09/26
PPSA
TotalEnergies e Petrobras vencem lotes do 8º Leilão Spot...
02/09/26
ROG.e 2026
PRINER exibe na Rio Oil & Gas Energy o serviço de pintur...
01/09/26
ANP
Produção de petróleo e gás em julho de 2026 foram de 5,8...
01/09/26
Etanol de milho
Levedura desenvolvida na Unicamp pode tornar a produção ...
01/09/26
Biometano
CGOB: ANP publica Informes Técnicos que permitem início ...
01/09/26
Financiamento
BNDES aprova financiamento de R$ 10,6 milhões para AutoM...
01/09/26
Firjan
Economia desacelera, com crescimento concentrada em comm...
01/09/26
Energia Elétrica
CCEE lança campanha nacional para apresentar o mercado l...
01/09/26
Premiação
Inscrições para Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2026 ...
31/08/26
Gás Natural
ABRACE questiona aumentos de até 52% na margem de distri...
31/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
31/08/26
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
ANP
Gás natural: prorrogado até 14/9 o prazo da consulta púb...
28/08/26
Pessoas
Supergasbras anuncia mudanças na liderança executiva
28/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25