Estaleiros

Samsung quer investir mais

  O estaleiro Atlântico Sul sem dúvida é um caso emblemático na construção naval brasileira. Recebeu encomendas quando o estaleiro era apenas um terreno vazio, de 1,6 milhão de metros quadrados. Hoje, em área que corresponde a quatro vez

S. Barreto Motta /Monito Mecantil Digital
21/05/2010 06:04
Visualizações: 1072

O estaleiro Atlântico Sul sem dúvida é um caso emblemático na construção naval brasileira. Recebeu encomendas quando o estaleiro era apenas um terreno vazio, de 1,6 milhão de metros quadrados. Hoje, em área que corresponde a quatro vezes a cidade do Vaticano, lá estão diversas oficinas, um enorme dique e 3.700 empregados - dos quais 90% das proximidades de Suape, em Pernambuco.

 

 

O estaleiro tem dois guindastes de pórtico marca Goliath de 100 metros de altura, que podem suspender, cada um, 1.500 toneladas. O cais de atracação é de 730 metros. As encomendas somam US$ 3,5 bilhões, com 22 navios da Transpetro e uma plataforma. O processamento de aço é de 160 mil toneladas, um quarto da capacidade total do setor no país.

 

 

O Fundo de Marinha Mercante não economizou e, além de financiar as obras, deu crédito à instalação do estaleiro. No entanto, há casos de empresas que receberam benefícios e sequer fizeram sua parte, deixando o governo a ver navios - o que não ocorreu no estaleiro.

 

 

Comenta-se que o grupo coreano Samsung agora quer ampliar sua fatia no empreendimento, que é de 5% do total. De início, o Samsung queria vender navios feitos na Coréia, depois, aceitou ceder tecnologia e, agora, segundo se comenta, deseja ampliar seu comprometimento acionário.

 

 

Um fato praticamente desconhecido se dá em relação à produtividade na fabricação. No caso do João Cândido, o primeiro navio do estaleiro - e do Programa de Modernização da Frota (Promef), da Transpetro - foram montados 214 blocos e, no terceiro, serão apenas 11 blocos. Com melhor estrutura industrial, o estaleiro poderá usar blocos maiores, que facilitam o encaixe.

 

 

 

 

Por S. Barreto Motta /Monito Mecantil  Digital

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.