Contêineres

Santos Brasil recebe portêineres de última geração para operar navios de 366 metros

Redação
21/02/2020 09:17
Santos Brasil recebe portêineres de última geração para operar navios de 366 metros Imagem: Divulgação Visualizações: 601

A Santos Brasil recebeu na última  (19), no Tecon Santos, dois novos portêineres (guindastes sobre trilhos para operação de navios de contêiner) de última geração, da fabricante ZPMC. Os equipamentos têm 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros (15 metros a mais do que os que já operam no terminal) e capacidade para movimentar simultaneamente dois contêineres de 20 pés, num total de até 100 toneladas de carga.

Os equipamentos recém-chegados são os dois primeiros novos guindastes de cais de um total de oito que serão adquiridos pela Companhia e integram o projeto de modernização e ampliação do Tecon Santos, que prepara o terminal para atender de maneira eficiente a demanda prevista para o Porto, a partir da chegada dos navios do tipo New Panamax (com 366 metros de comprimento e capacidade de transportar até 12.500 TEUs).

Com uma dimensão e tecnologia que permitem alcançar as últimas fileiras de contêineres nestes super navios, os portêineres trarão ganhos de produtividade, eficiência e flexibilidade operacional ao terminal, refletindo em maior qualidade de serviço aos clientes.

Os equipamentos agregam também mais segurança e precisão à operação, pois são dotados da tecnologia TPS (Truck Position System - sistema de posicionamento de carretas) que define de forma precisa o local de parada das carretas utilizadas no embarque e desembarque de cargas. A Santos Brasil será a primeira no país a dispor desse conjunto tecnológico.

A exemplo do que já ocorre com os atuais portêineres existentes no terminal, os novos também serão equipados com tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres), responsável por identificar e conectar ao sistema a numeração dos contêineres. No total, o Tecon Santos permanecerá com 11 portêineres em operação, já que os novos substituirão dois de menor capacidade.

Os equipamentos vieram a bordo do navio Zhen Hua 23 praticamente montados e chegaram ao Brasil depois de uma jornada de 50 dias que teve início no porto de Shanghai, na China, em 26 de dezembro. A operação de desembarque deve durar cerca de seis dias e o trabalho de ajustes finais de montagem, outros 35 dias. A previsão da Companhia é de que até o final de março os equipamentos estejam prontos para o uso.

Investimentos

O projeto de modernização e ampliação do Tecon Santos prevê investimentos de R$ 1,5 bilhão em valores atualizados. Permitirá que o terminal receba simultaneamente até três navios New Panamax, aumentará a sua eficiência operacional e energética, a velocidade e o fluxo da operação, além de ampliar em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU para 2,4 milhões de TEU/ano.

O atual ciclo de investimentos no Tecon Santos começou em 2018, com uma primeira fase de aquisições de equipamentos, no valor de cerca de R? 100 milhões, referentes à compra dos dois portêineres recém-chegados e 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio.

Em 2019, a Companhia contratou as obras civis de expansão, com investimentos na ordem de R? 150 milhões, que ampliará o cais acostável em 220 metros, totalizando 1.510 metros - sendo 1.200 metros no Tecon Santos e 310 no TEV. A previsão da empresa é investir no projeto mais R? 250 milhões em 2020.

Os equipamentos vieram a bordo do navio Zhen Hua 23 praticamente montados e chegaram ao Brasil depois de uma jornada de 50 dias que teve início no porto de Shanghai, na China, em 26 de dezembro. A operação de desembarque deve durar cerca de seis dias e o trabalho de ajustes finais de montagem, outros 35 dias. A previsão da Companhia é de que até o final de março os equipamentos estejam prontos para o uso.

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimentos
Portos ganham sistema que amplia segurança da navegação,...
17/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Resultado
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta ...
14/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Parceria
Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec apresentam primeiro...
11/11/25
Mão de Obra
Novo Centro de Ensino Portuário do OGMO impulsiona quali...
10/11/25
Indústria Naval
Norsul é a primeira empresa da América Latina a adotar p...
10/11/25
Niterói
Tomorrow Blue Economy movimenta Niterói em contagem regr...
08/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
Resultado
Portos batem novo recorde de movimentação de produtos no...
07/11/25
Bahia
Porto de Salvador deve dobrar capacidade com financiamen...
06/11/25
Resultado
Log-In Logística Integrada cresce 12,3% e registra recei...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Visita
PortosRio conhece iniciativa norueguesa voltada à pesqui...
05/11/25
Investimentos
Setor de navegação investiu mais de R$ 70 milhões em açõ...
04/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Resultado
Porto de Itajaí cresce em 8 meses 127% acima do registra...
30/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil conecta potencial da Margem Equatorial a inve...
30/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.