Santa Catarina

SCGÁS apresenta investimentos e cenário para tarifa do gás

Redação TN Petróleo/Portal da Fiesc
13/09/2023 06:04
SCGÁS apresenta investimentos e cenário para tarifa do gás Imagem: Divulgação Visualizações: 2171

O plano de investimentos da SCGÁS até 2027, o cenário para a tarifa de gás natural e o mercado livre de gás foram alguns dos assuntos debatidos no encontro Troca de Ideias. O evento foi promovido pela distribuidora, na sede da FIESC, nesta terça (12), em Florianópolis. “Talvez hoje o ponto mais desafiador para a indústria é a questão tarifária. É um ponto que conversamos e que precisamos continuar dialogando. Ao final do dia, o que precisamos, e há um consenso com relação a isso, é a defesa da competitividade da indústria catarinense”, afirmou o presidente da Câmara de Energia da FIESC, Manfredo Gouvea.

No encontro, representantes da SCGÁS apresentaram as linhas gerais do plano de investimentos para o período 2023 a 2027, estimado em R$ 800 milhões. A iniciativa prevê a construção de 600 km de redes de distribuição (hoje são 1,5 mil quilômetros em operação) e mais 12 cidades catarinenses passarão a receber o insumo, além dos 70 municípios que já são atendidos. “A indústria é um grande consumidor e responde por cerca de 80% do gás distribuído”, disse o diretor-presidente da SCGÁS, Otmar Müller. Hoje o insumo abastece 357 indústrias no estado. Em relação à tarifa, projeções da distribuidora indicam que deve ter uma redução de 5% em janeiro de 2024.

Ainda no encontro, o presidente da Comerc Gás, Pedro Franklin, apresentou um panorama do mercado livre de gás natural no país. Segundo ele, as barreiras regulatórias foram vencidas e há indústrias em diversos estados iniciando o movimento de migração.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
Macaé
Foresea participa do WSOP 2026 e reforça que segurança é...
11/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.