Redação TN Petróleo/Assessoria
Na última sexta-feira (24), o Programa de Gestão de Pessoas da SCPAR Porto de Imbituba foi reconhecido com o 3º lugar no Prêmio Valorização de Práticas de Gestão de Pessoas nos Portos, dentre 18 projetos de portos públicos e privados do Brasil. A premiação fez parte do 1º Congresso Nacional Integra Portos (CNIT), que aconteceu entre os dias 22 e 24 de novembro, em Santos (SP), e debateu as oportunidades e desafios para o futuro do trabalho portuário, buscando a integração e transmissão de conhecimentos.
O Programa do Porto de Imbituba nasceu este ano, juntamente com o setor de Gestão de Pessoas, o qual foi desmembrado da Divisão de Recursos Humanos. Desenvolvido totalmente pela equipe interna, o Programa é focado na gestão estratégica dos colaboradores, para fortalecer a cultura interna e promover a melhora do clima organizacional. A elaboração do Programa estava prevista no Planejamento Estratégico Integrado (PEIN) da Autoridade Portuária e teve como base os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional, além da necessidade do desenvolvimento de atividades mais voltadas ao bem-estar dos colaboradores. O treinamento, a avaliação de desempenho e as ações de saúde e bem-estar estão dentre as áreas de atuação do setor e eixos do Programa.
“Reconhecemos que os colaboradores são a base do nosso sucesso contínuo e parte fundamental do nosso compromisso em cuidar daqueles que contribuem diariamente para o nosso desenvolvimento”, salienta Alexandre Pinter, diretor de Gestão e Finanças da SCPAR Porto de Imbituba, ao celebrar a conquista.
A cerimônia de entrega do Prêmio reuniu profissionais e pesquisadores do segmento e representantes de empresas e organizações vencedoras. Por parte da SCPAR, a homenagem foi recebida pela assessora geral, Renata Rodrigues Puccini, e a administrativa portuária, Maria Eduarda Benedete, integrantes do setor de Gestão de Pessoas.
Renata destaca que o Programa reforça iniciativas para criar um ambiente interno mais positivo, proporcionando ações de integração, confraternização, bem-estar e desenvolvimento de cada um dos colaboradores.
Para Maria Eduarda, “essa iniciativa representa um processo de mudança fundamental para aprimorar ainda mais o ambiente de trabalho e a experiência de todos os membros da nossa equipe”.
Nesta primeira edição, também foram premiados cases do Porto do Itaqui (1º lugar) e da Portonave (2º lugar).
Fale Conosco
21