Bahia

SDE e COFIC discutem fortalecimento do Polo Industrial de Camaçari

Durante o encontro foi apresentada uma proposta de agenda positiva e formação de grupos de trabalho

Redação TN Petróleo/Assessoria
26/04/2023 10:17
SDE e COFIC discutem fortalecimento do Polo Industrial de Camaçari Imagem: Ascom/SDE Visualizações: 547

A potencialização do Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi tema de reunião nessa terça-feira (25) entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), associação comercial que representa as empresas do complexo. Na ocasião, foi apresentada à SDE uma proposta de agenda positiva e de formação de grupos de trabalho compostos por representantes do Governo do Estado, COFIC, empresas do Polo e convidados, como FIEB e CIMATEC.

Carlos Alfano, presidente do Conselho de Administração do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC Polo) e Diretor Industrial da Braskem na Bahia, explica que as propostas visam discutir áreas como matriz energética e sustentabilidade, com ênfase no carbono neutro, hidrogênio verde e gás natural; competitividade, inovação e tecnologia; formação de mão de obra; cadeias produtivas; plano diretor; infraestrutura; segurança pública e logística.

“O Polo como um importante complexo industrial da Bahia, com impactos relevantes, precisa criar essa relação e apresentar o complexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. É o momento de identificarmos oportunidades e, para isso, buscamos a criação desses grupos de trabalho com o objetivo de alavancar a competitividade do Polo, da Bahia”, disse.

Angelo Almeida, secretário da SDE, destacou a importância do diálogo com o COFIC e parabenizou a iniciativa das empresas em discutir a descarbonização. “É o momento de mapearmos oportunidades que contribuam para a sustentabilidade e maior competitividade do Polo de Camaçari. A predisposição do grupo em debater temas como transição energética está totalmente alinhada à proposta de desenvolvimento que propomos na SDE. Recebemos as propostas do grupo e junto ao governador Jerônimo Rodrigues vamos buscar viabilizá-las”, explicou.

Após a reunião, o gestor da SDE conheceu as instalações das empresas Braskem e Unigel. Durante a visita, foram apresentados detalhes da operação das fábricas no estado, como explica o vice-presidente do COFIC e diretor de Relações Governamentais da Unigel, Roberto Fiamenghi. Com investimento total de US$ 1,5 bilhão, a empresa vai instalar na Bahia o primeiro projeto de hidrogênio verde em escala industrial no Brasil.

“Esse caminho do hidrogênio verde é uma forma de darmos uma vida maior para a humanidade. Nessa indústria, que hoje é uma indústria de fertilizantes, nós vamos fazer um fertilizante com hidrogênio verde. É um pioneirismo não na Bahia, não no Brasil, mas no mundo. Estamos tendo apoio do Governo da Bahia, desde o início do projeto. E se Deus quiser, em 2024 a gente vai estar com a primeira fábrica produzindo 10 mil toneladas por ano de hidrogênio verde. Nós achamos oportuno o secretário conhecer esse projeto que é importante para a Unigel, para a Bahia e para o mundo.

Também participaram da reunião Mauro Pereira, Superintendente Geral do COFIC; Tania Oberding, vice-presidente do COFIC e diretora Industrial do Complexo Acrílico da BASF em Camaçari; Francisco Velasco, Conselheiro do COFIC e diretor da Deten Química, e Magnólia Lima, Conselheira do COFIC e gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20