Transição Energética

Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética e destaca oportunidades para pequenos negócios

Redação TN Petróleo/Assessoria Sebrae Rio
27/06/2025 10:28
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética e destaca oportunidades para pequenos negócios Imagem: Divulgação Visualizações: 1426

Maior produtor de petróleo do país, o estado do Rio de Janeiro também desponta como um importante polo no desenvolvimento de fontes renováveis de energia. Diante desse cenário, as oportunidades para os pequenos negócios se multiplicam, especialmente para aqueles que atuam como fornecedores de grandes empresas – cada vez mais exigentes quanto à redução de emissões de carbono em suas cadeias produtivas. Para debater os desafios e as oportunidades do setor, o Sebrae Rio promoveu o Seminário Transição Energética, em sua sede. O evento reuniu especialistas, representantes do governo, da academia, de grandes empresas e de startups para discutir os rumos da transição energética no Brasil e o papel das micro e pequenas empresas nesse processo.

"É fundamental que os pequenos negócios façam parte desse esforço global. A conscientização sobre o tema precisa chegar a quem empreende. Os pequenos podem participar ativamente dessa mudança, oferecendo serviços e soluções sustentáveis às grandes empresas. O grande desafio é aumentar a produtividade com menor consumo de energia. Dentro do nosso projeto de transição energética, as empresas participantes conseguiram, em média, reduzir 10% das despesas com energia", destacou o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta (foto).

A abertura do seminário contou com representantes da Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento da Casa Civil, da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR), da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apresentaram as perspectivas e oportunidades no contexto da transição energética.

No segundo painel, o debate girou em torno de estratégias sustentáveis e parcerias para o desenvolvimento econômico. Participaram representantes da Petrobras, da Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da Biosolvit, empresa de biotecnologia voltada à sustentabilidade.

Encerrando o evento, o painel sobre inovação e tecnologia reuniu nomes como a startup Pam Membranas de Energia Renovável, a empresa Sai do Papel – Hub de Energia, a multinacional brasileira WEG e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Projeto de Eficiência Energética

O seminário também apresentou os resultados do Projeto de Eficiência Energética do Sebrae Rio, voltado a micro e pequenas empresas. A iniciativa capacita empreendedores para adoção de práticas sustentáveis, com foco na eficiência energética, no uso de fontes renováveis e na redução das emissões de carbono – alinhando-se às exigências regulatórias e às novas demandas de mercado.

Em 2024, o projeto superou a marca de 500 pequenos negócios atendidos, com ações práticas que geraram impacto direto na gestão de energia e na competitividade dessas empresas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.