<P>O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, vem a Santos no próximo dia 27 inaugurar a sede oficial do Centro de Excelência Portuária (Cenep) no posto 3 de escalação do Órgão Gestor de Mão-de-obra, na Avenida Governador Mário Covas Junior...
Diário do LitoralO ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, vem a Santos no próximo dia 27 inaugurar a sede oficial do Centro de Excelência Portuária (Cenep) no posto 3 de escalação do Órgão Gestor de Mão-de-obra, na Avenida Governador Mário Covas Junior, esquina com o Canal 6. As aulas do Cenep começam no dia 28 em quatro salas. O anúncio foi feito ontem pelo Secretário Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos e presidente do Conselho de Autoridade Portuária, Sérgio Aquino na Associação Comercial de Santos.
Aquino divulgou ontem para sindicatos representantes dos trabalhadores portuários o lançamento do Curso de Aperfeiçoamento e Requalificação para avulsos, resultante da solicitação da Prefeitura de Santos, junto ao Ministério do Trabalho para liberação de verbas dentro do Planseq. “O Planseq Portuário é um programa do Governo Federal. O trabalhador portuário que não fizer o curso não vai poder fazer escala no Ogmo”, disse Aquino.
As aulas terão inicio no próximo dia 28; as inscrições começaram ontem e prosseguem até a próxima terça-feira, dia 21, nos postos do Ogmo e sindicatos. “Nesta primeira turma teremos 1.155 vagas para trabalhadores da estiva, capatazia e bloco. Serão seis semanas de curso com 200 horas/ aula de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. Já a segunda turma terá inicio em meados de novembro”, explicou o secretário de assuntos portuários.
Ainda de acordo com Aquino, os trabalhadores avulsos também terão aulas praticas em horários de trabalho. “Essas aulas serão com monitores treinados, e os trabalhadores receberão vale-lanche e vale-transporte”, disse.
De acordo com o superintendente do Cenep, Fausto Figueira, o Cenep, será fundamental para a requalificação da mão-de-obra. “Não podemos mais aceitar acidentes de trabalho no Porto de Santos”, descartou.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Portuária, Everandy Cirino dos Santos, o Cenep é visto com bons olhos pelos trabalhadores. “Estamos esperando as aulas”, disse.
Fale Conosco