Meio Ambiente

Sedimentos dragados no Porto do Rio serão depositados na Ilha da Pombeba

A Ilha da Pombeba, localizada na Baía de Guanabara, foi o local definido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para receber parte do sedimento da dragagem do Porto do Rio de Janeiro que contém metais pesados. A previsão é dragar 30 mil metros cúbicos de sedime

Redação
04/04/2011 17:07
Visualizações: 587 (0) (0) (0) (0)
A Ilha da Pombeba, localizada na Baía de Guanabara, foi o local definido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para receber parte do sedimento da dragagem do Porto do Rio de Janeiro que contém metais pesados. A previsão é dragar 30 mil metros cúbicos de sedimentos. O transporte e disposição do material na Ilha da Pombeba tiveram início na última sexta-feira (01) e estão previstos para terminar em maio. O processo está sendo acompanhado pelo Programa de Gerenciamento Ambiental das obras de dragagem, realizado pelo Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG), da COPPE/UFRJ.
 
 
A tecnologia adotada é a mesma que vem sendo utilizada na dragagem do canal do Fundão, ou seja, os chamados geotubes, ou “geotêxteis”, que são grandes sacos retangulares feitos com um tecido sintético que permitem somente a passagem da água, mantendo o sedimento confinado. Para esta obra, serão utilizados seis geotubes, cada um com capacidade de reter 5 mil metros cúbicos de sedimento.
 
 
Durante e após o processo de dragagem e disposição do material dragado nos geotubes, será realizado o monitoramento da água, dos líquidos percoláveis (líquidos que saem dos geotubes) e do solo na área de influência do empreendimento. Este sedimento destinado para Pombeba será transferido por uma draga de sucção e recalque. Essa dragagem será realizada nas proximidades do cais de São Cristóvão.
 
 
Os geotubes ocuparão uma área prevista de 12,5 mil metros quadrados na Ilha da Pombeba, que é uma formação criada artificialmente através de sucessivas dragagens realizadas no passado, cujos sedimentos foram despejados no local ao longo do tempo. Após a conclusão das obras, a vegetação da ilha será recomposta e enriquecida com o replantio de 2.500 mudas de espécies de restinga através de um programa paisagístico de recuperação para que o local permaneça em harmonia ao ambiente da Baía de Guanabara.
 

Dragagem - A dragagem do Porto do Rio de Janeiro, iniciada em fevereiro do ano passado e com previsão de término para junho de 2011, faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND), da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, e está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Até o momento já foram dragados 2,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos. O objetivo é aumentar a profundidade do canal de acesso do porto, o que viabiliza a atracação de navios maiores, permitindo um aumento significativo na movimentação de cargas. Espera-se com esta dragagem, que a movimentação dos terminais de contêineres passe de 900 mil TEUs/ano para  3,4 milhões de TEUs (um TEU equivale a um contêiner de 20 pés, aproximadamente seis metros).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Seguro
Produção de petróleo e gás em alto-mar impulsiona mercad...
28/11/24
Acordo
Petrobras assina Acordo de Princípios com a European Energy
28/11/24
Exploração
ANP debate aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
28/11/24
Robótica
Firjan SESI realiza Torneio de Robótica no Parque Olímpi...
28/11/24
Desinvestimento
Petrobras divulga teaser para cessão de participação min...
28/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Especialistas propõem melhorias no licenciamento ambient...
28/11/24
Diesel
Diesel comum e S-10 aumentam em novembro e atingem preço...
28/11/24
Royalties
Valores referentes à produção de setembro para contratos...
28/11/24
Reforma Tributária
Estudo mostra os impactos da reforma tributária no setor...
27/11/24
Reconhecimento
Foresea conquista Prêmio Inbrasc 2024 e se consolida com...
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sistema FIERN participa da abertura e destaca apoio dado...
27/11/24
Internacional
Alexandre Silveira destaca resultados de acordos com Arg...
27/11/24
Transição Energética
Casa Firjan sedia o seminário "Bélgica Brasil: facilitan...
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sistema FIERN leva ao Mossoró Oil & Gas Energy soluções ...
27/11/24
Meio Ambiente
Repsol Sinopec e PUCRS colocam em operação equipamento p...
27/11/24
Inteligência Artificial Generativa
IA Generativa: uma poderosa aliada
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
CEO da Brava Energia faz palestra de abertura da Mossoró...
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Integração energética gera ‘mar de oportunidade’ para o RN
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Evento coloca Mossoró no epicentro do onshore nacional
27/11/24
PD&I
Vencedores do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024 se...
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Diretor do SENAI-RN participa de conferência sobre onsho...
27/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21